Topo
Esporte

Valverde pede que Barça x Real não seja remarcado por crise na Catalunha

Ernesto Valverde, técnico do Barcelona - Aitor Alcalde/Getty Images
Ernesto Valverde, técnico do Barcelona Imagem: Aitor Alcalde/Getty Images

17/10/2019 16h13

Na esteira de protestos e manifestações políticas na Catalunha, o técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, pediu que as autoridades do futebol espanhol não suspendam, nem transfiram o clássico contra o Real Madrid em respeito aos torcedores.

A Liga espanhola solicitou que a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) transfira ou adie a partida de 26 de outubro devido aos protestos em andamento na região da Espanha, que reagem à prisão de nove líderes separatistas catalães.

O jornal espanhol El Mundo noticiou hoje que a federação está prestes a adiar o jogo. Mas Valverde acredita que a partida deveria acontecer tal como combinado.

"Falou-se muito deste jogo. É verdade que havia uma proposta para reorganizar as datas, mas não fomos a favor disso porque jogamos (fora de casa) na quarta-feira anterior", disse Valverde em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

"Faltam nove dias para o jogo. Precisamos respeitar o calendário e também os torcedores."

"Em circunstâncias normais, jogaríamos em casa. Eles estão prevendo circunstâncias diferentes, e embora saibamos que esta semana foi fora do comum, temos esperança de disputar o jogo em nosso campo. É isso que queremos fazer", disse.

Houve protestos e choques violentos com a polícia em toda a região nesta semana em repúdio à decisão da Espanha de prender nove líderes catalães devido à sua participação em um referendo de independência ilegal.

(Por Joseph Cassinelli)

Esporte