Topo
Esporte

Notícias do SPFC: Carneiro é punido; treino em BH e Juanfran vira dúvida

Gonzalo Carneiro em partida do São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF
Gonzalo Carneiro em partida do São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/10/2019 18h03

O dia do São Paulo começou com o julgamento de Gonzalo Carneiro no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), em Brasília. O uruguaio deve ficar longe dos gramados nos próximos dois anos. Flagrado em teste antidoping com o resultado analítico adverso para cocaína, o atacante foi condenado a 24 meses de suspensão. A decisão foi de dois votos a um, e a defesa do jogador vai recorrer.

Pelas normas da WADA (Agência Mundial Antidoping) e do Código Brasileiro Antidoping, o jogador, que foi defendido pelo advogado Bichara Neto, poderia pegar a pena máxima de quatro anos de suspensão por se tratar de uma substância não especificada. O tempo de suspensão vale a partir da data da coleta do exame alterado, em 16 de março, portanto se a decisão for mantida Carneiro só pode voltar a jogar em 17 de março de 2021.

O uruguaio já teve o seu contrato com o Tricolor suspenso preventivamente, e, por isso, não recebe salários do clube. Apesar de hoje estar fora do time, o atacante tem vínculo com a equipe do Morumbi até 31 de março de 2021 - duas semanas após o fim da suspensão, caso esta seja mantida.

O teste foi realizado na partida contra o Palmeiras, em março, pelo Campeonato Paulista. O exame de contraprova do atacante confirmou a presença da substância benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína.

A equipe

Em Belo Horizonte, o São Paulo retomou a sua rotina de treinamentos. Os atletas que não atuaram os 90 minutos durante a derrota para o Cruzeiro, ontem (16), no Mineirão, fizeram atividades em uma academia na capital mineira, sob a supervisão dos preparadores físicos Wagner Bertelli e Pedro Campos.

Na sequência do trabalho, a delegação tricolor almoçou no hotel em que estava hospedada em Minas Gerais e, em seguida, partiu para o Aeroporto de Confins. O grupo retornou para São Paulo.

Com a derrota para o Cruzeiro, o São Paulo se manteve com 43 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, na quinta colocação.

Juanfran

O espanhol voltou a sentir dores musculares no jogo com o Cruzeiro. Por isso, ele teve que ser substituído no intervalo e não está garantido no jogo contra o Avaí, neste domingo (20).

O lateral luta contra a dor há cerca de uma semana. Ele sentiu o incômodo na partida contra o Bahia, na quarta-feira passada (9), por isso desfalcou o clássico contra o Corinthians quatro dias depois. Na ocasião Juanfran não foi diagnosticado com lesão, apenas com desgaste muscular. Ontem, o espanhol voltou a sofrer com o problema e só aguentou 45 minutos em campo, sendo trocado por Vitor Bueno - Daniel Alves foi deslocado para a direita.

Atualmente o São Paulo tem quatro lesionados em seu elenco, todos atacantes e dois deles por problemas musculares: Pablo (estiramento), Toró (estiramento), Everton (lesão ligamentar no joelho) e Joao Rojas (recuperação de cirurgia).

Esporte