Topo
Esporte

Crise política na Catalunha pode inverter mando de campo de Barça e Real

16/10/2019 10h20

Madri, 16 out (EFE).- A liga que organiza o Campeonato Espanhol (LFP) e a comissão antiviolência no esporte do governo da Espanha solicitaram que a federação do país inverta o mando de campo do clássico entre Barcelona e Real Madrid, marcado para o próximo dia 26, no estádio Camp Nou.

O órgão estatal, ligado ao Ministério do Interior, anunciou oficialmente a requisição, enquanto fontes da LFP confirmaram o mesmo movimento à Agência Efe. Ambos os pedidos são motivados pelos protestos populares que acontecem há dois dias na Catalunha.

Na comunidade autônoma, manifestantes estão na rua por causa da decisão do Tribunal Supremo da Espanha de condenar nove líderes separatistas a penas de 9 a 13 anos de prisão. A sentença motivou uma onda de críticas políticas e deu origem aos atos, que por sua vez causaram bloqueios de ruas, estradas, e ferrovias.

Grupos de separatistas também bloquearam na segunda-feira os acessos ao aeroporto de Barcelona, o que provocou o cancelamento de 155 voos até ontem, quando o terminal voltou a funcionar normalmente. Além disso, houve confrontos entre manifestantes e a polícia regional.

Com isso, a Comissão Antiviolência classificou o clássico pelo campeonato nacional como de "alto risco" e apontou que a situação se configura como um "caso de força maior", o que permite, segundo o regulamento, que a federação nacional faça alterações nas competições, inclusive, nas tabelas.

Fontes da Federação Espanhola de Futebol confirmaram à Efe o recebimento do pedido da liga e apontaram que o Comitê de Competições da entidade será responsável por avaliar o pedido de alteração do local do jogo para o estádio Santiago Bernabéu.

Ainda de acordo com as informações obtidas, Barcelona e Real Madrid terão até a próxima segunda-feira para apresentar as alegações sobre o caso, que ainda não tem data para uma decisão definitiva. EFE

Esporte