Topo
Esporte

Barcelona não aceitará jogar clássico do dia 26 contra Real no Bernabéu

Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid - Sergio Perez/Reuters
Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid Imagem: Sergio Perez/Reuters

em Barcelona (Espanha)

16/10/2019 12h38

O Barcelona informou à Agência Efe que não aceitará a proposta de inversão de mando de campo do clássico com o Real Madrid, que acontecerá no próximo dia 26, pelo Campeonato Espanhol, feita pela liga que organiza a competição e pela comissão anti violência do governo local.

Ambos os pedidos são motivados pelos protestos populares que acontecem há dois dias na Catalunha.

O Barça confirmou já ter sido notificado pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF) das solicitações e, com isso, passa a ter três dias para apresentar argumentação sobre o caso, da mesma forma como acontecerá com o Real Madrid.

De acordo com o jornal Marca, o clássico pode ser transferido para o dia 18 de dezembro. Segundo a publicação, a data agrada aos dois clubes.

Na comunidade autônoma, manifestantes estão na rua por causa da decisão do Tribunal Supremo da Espanha de condenar nove líderes separatistas a penas de 9 a 13 anos de prisão. A sentença motivou uma onda de críticas políticas e deu origem aos atos, que por sua vez causaram bloqueios de ruas, estradas, e ferrovias.

Grupos de separatistas também bloquearam na segunda-feira os acessos ao aeroporto de Barcelona, o que provocou o cancelamento de 155 voos até ontem, quando o terminal voltou a funcionar normalmente. Além disso, houve confrontos entre manifestantes e a polícia regional.

Com isso, a Comissão Anti Violência classificou o clássico pelo campeonato nacional como de "alto risco" e apontou que a situação se configura como um "caso de força maior", o que permite, segundo o regulamento, que a federação nacional faça alterações nas competições, inclusive, nas tabelas. EFE

Esporte