Topo
Esporte

Atlético-MG estuda técnico para 2020 e não promete sequência a Mancini

Treinador firmou um contrato de três meses com o Galo e não está garantido para temporada de 2020 - Bruno Cantini/Atlético
Treinador firmou um contrato de três meses com o Galo e não está garantido para temporada de 2020 Imagem: Bruno Cantini/Atlético
do UOL

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

16/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Vagner Mancini assinou com o Atlético-MG até dezembro deste ano
  • Diretoria mineira não garante sequência do treinador para próxima temporada
  • Novo comandante terá 13 jogos para mostrar seu trabalho no Atlético pelo Brasileirão
  • Estreia de Mancini acontecerá na noite de hoje, contra o CSA, em Alagoas

Vagner Mancini fará a sua estreia como treinador do Atlético-MG na noite de hoje, às 19h15, diante do CSA, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com contrato até o fim do ano, ele não sabe se seguirá na Cidade do Galo em 2020. O planejamento da diretoria é que o técnico fique em Belo Horizonte até o término do vínculo. Porém, já há a procura para outro nome para o cargo no próximo ano, mesmo que isso não seja falado de forma pública.

A intenção do diretor de futebol Rui Costa é buscar um nome com experiência e evitar que haja novos técnicos emergentes à frente do clube, como aconteceu em 2018 e 2019, com Thiago Larghi e Rodrigo Santana. A principal preocupação é a forma de lidar com o vestiário, repleto de veteranos com contratos longos.

Apesar do desejo, a diretoria prefere focar no enaltecimento de Mancini. Na tarde de ontem, em sua primeira entrevista após a contratação do novo técnico, o diretor de futebol minimizou o tempo do compromisso entre o clube e o comandante.

"Essa questão de prazo de contrato de treinador no Brasil é muito relativa. Você faz um contrato de um ano ou dois e esses contratos não se concretizam", comentou.

O diretor de futebol reforça que a ideia é fazer o trabalho conforme convicção da cúpula e diz que o acordo de curto prazo foi uma ideia do novo técnico.

"O Atlético tem procurado fazer, e essa é uma orientação do presidente Sérgio Sette Câmara e do Dr. Lásaro [vice-presidente], as coisas pautadas por convicção. É assim que se ganha no futebol, mesmo que essas convicções não sejam tão populares e não atendam anseios mais rápidos. Quando o Mancini ponderou isso conosco, que era importante terminar esse ciclo. É importante para nós verificar que tipo de temporada que vamos ter. Em que pese isso e não afete o nosso planejamento. Era muito importante e para ele também experimentar todas as relações que vai estabelecer a partir de agora e, esse prazo, nós entendemos que é adequado para aquilo que se pretende fazer", afirmou Rui Costa.

Na noite de hoje, Mancini fará a sua primeira partida à frente do Atlético. Ele tem a incumbência de salvar o time do rebaixamento no Brasileirão 2019.

CSA x ATLÉTICO-MG

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 16 de outubro de 2019 (quarta-feira)
Horário: às 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

CSA: João Carlos (Jordi); Dawhan, Alan Costa, Luciano Castan e Carlinhos; Naldo, João Vitor (Jean Cléber), Jonatan Goméz e Apodi; Bustamante e Alecsandro. Técnico: Argel Fucks

Atlético-MG: Cleiton; Guga, Igor Rabello, Réver, Leonardo Silva e Fábio Santos; Elias, Luan, Vinícius e Marquinhos; Franco Di Santo. Técnico: Vagner Mancini

Esporte