Topo
Notícias

Ministra francesa pede à Uefa sanções contra Turquia

15/10/2019 12h02

PARIS, 15 OUT (ANSA) - Os jogadores da seleção da Turquia celebraram nesta segunda-feira (14) o gol de empate diante da França, em Paris, com a polêmica saudação militar em referência ao ataque do país contra os curdos na Síria. Por conta do gesto, a ministra francesa do Esporte, Roxana Maracineanu, pediu para Uefa punir a federação turca com uma "sanção exemplar".   


Em uma mensagem nas redes sociais, a ex-nadadora de 44 anos declarou que a saudação é "contrária ao espírito esportivo".   


"Obrigada a Federação Francesa de Futebol e a polícia pelo trabalho que garantiu a correta execução da partida. Os jogadores turcos desperdiçaram esses esforços imitando uma saudação militar contrária ao espírito esportivo. Peço à Uefa uma sanção exemplar", escreveu a ministra.   


Em campo, o jogo foi válido pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2020. A França abriu o placar com Olivier Giroud, aos 76 minutos, mas levou o empate pouco tempo depois, com um gol de Kaan Ayhan. Na celebração, ao menos sete atletas se posicionaram e bateram continência em apoio aos soldados que estão em combate contra as forças curdas. Depois do apito final, mais de 10 jogadores, entre eles o zagueiro Merih Demiral, da Juventus, novamente prestaram continência.   


O camisa 10 da seleção turca e atleta do Milan, Hakan Çalhanoglu, afirmou que a política permanece "em outro lugar" quando está atuando pelo seu país. No entanto, o jogador revelou que está "100% com a nação".   


A Turquia iniciou na quarta-feira (9) o ataque por terra na fronteira com a Síria. O presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a operação tem o objetivo de criar uma "zona segura" limpa de milícias curdas, que também abrigará refugiados Sírios.   


Além dos Estados Unidos e do Reino Unido, os ataques estão sendo duramente criticados por outros países, incluindo a Arábia Saudita. A ofensiva turca também provocou condenação praticamente unânimes na política italiana, da esquerda à direita.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias