Topo
Esporte

Com projeto, Botafogo deverá segurar venda de atletas em dezembro

Lateral Marcinho foi convocado e é jogador do Botafogo mais valorizado no mercado da bola - Divulgação/BFR
Lateral Marcinho foi convocado e é jogador do Botafogo mais valorizado no mercado da bola Imagem: Divulgação/BFR
do UOL

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Com dinheiro de investidores, Botafogo não terá mais pressa para vender atletas
  • Clube ficou conhecido por vender mal por conta do desespero para pagar contas
  • Marcinho é jogador mais valorizado. Marcelo e Bochehca também aparecem na lista
  • Botafogo deverá usar dinheiro de investidores para pagar dívida com salários em dezembro. Assim não precisará vender atletas no desespero

A aprovação e a captação de investidores para o projeto poderão mudar o rumo do Botafogo. Caso tudo corra conforme o esperado, o clube deverá ser mais organizado em 2020. Um exemplo disso seria os salários em dia, o que não ocorreu nas últimas temporadas. Outra questão é a venda de jovens valores com valor baixo em relação às negociações de outras equipes. Em dezembro, a tendência é que a história mude e os jovens valores só sejam vendidos por um valor justo e não no 'desespero'.

Devido à asfixia financeira, o Botafogo vive no desespero. Sem poder contar com verba da Globo por conta de dívidas com a emissora, o Alvinegro se viu sem outra alternativa a não ser vender seus bons valores das categorias de base. O problema é que o mercado identificou um clube necessitado e as ofertas apresentadas eram bem baixas.

Um exemplo claro disso foi o lateral esquerdo Jonathan. Ele assumiu a titularidade do Botafogo ainda no Carioca e foi vendido após seis meses nos profissionais. O Almería-ESP pagou 1 milhão de euros (R$ 4,5 milhões), que foi dividido igualmente com o Nova Iguaçu, que também detinha direitos econômicos do atleta.

Portanto, o Alvinegro ficou com R$ 2,2 milhões após vender um jovem com bastante potencial. Nos bastidores, a lamentação é grande por a negociação ter ocorrido por um valor tão baixo. Após adaptação, o jogador já assumiu a titularidade no Almería, que joga a segunda divisão do Campeonato Espanhol.

Matheus Fernandes e Igor Rabello foram vendidos por um preço mais justo, mas no mercado nacional. A prática é vista como ruim pelo Botafogo, que reforça ainda mais os rivais no país. A não ser que seja uma proposta irrecusável, o Alvinegro deverá também cessar esse tipo de negociações a partir de 2020.

Marcinho, Bochecha e Marcelo em destaque

Após negociar suas joias no desespero, o Botafogo sabe que tem pelo menos três jovens em destaque. O principal deles é Marcinho, convocado por Tite para os dois últimos amistosos da seleção brasileira. O Alvinegro o tem em alta conta e espera que o jogador siga na equipe para a próxima temporada.

Mesmo com os salários atrasados atualmente, o Botafogo entende que não precisará fazer a venda desse atleta. Isso porque essa dívida poderá ser quitada com o dinheiro do projeto para a próxima temporada. Se desfazer de um jogador com esse potencial seria ruim para os próprios investidores que conseguirão recuperar o aporte principalmente com vendas de atletas.

Além de Marcinho, outros dois atletas formados na base já se destacaram nos profissionais e chamam a atenção: Marcelo e Bochecha. O zagueiro tem sofrido com a concorrência de Joel Carli, mas toda vem que entra no time agrada bastante. Ele teve o nome especulado em times menores de fora do país, mas o Botafogo fez jogo duro.

Bochecha, por sua vez, mostra muita qualidade no meio de campo, mas é considerado um jogador de pouca intensidade por parte da torcida. Mesmo assim é um atleta com técnica refinada e que arranca aplausos em algumas jogadas, seja pela frieza na saída de bola ou por uma enfiada entre as linhas de marcação.

Esporte