Topo
Esporte

Rússia e Polônia garantem vaga na Euro; Alemanha, Holanda e Bélgica vencem

13/10/2019 19h49

Redação Central, 13 out (EFE).- Rússia e Polônia se uniram a Itália e Bélgica e conquistaram neste domingo, de forma antecipada, o direito de disputar a Eurocopa de 2020.

Em uma rodada perfeita para as duas equipes, outras ficaram muito perto de ficar perto da vaga, casos de Holanda, Alemanha e Áustria. Já a Croácia, que colocaria os dois pés na próxima Euro caso vencesse o País de Gales, foi impedida por Gareth Bale de deixar o Cardiff City Stadium com os três pontos.

CHERYSHEV COMANDA A RÚSSIA; BÉLGICA GANHA TUDO

A partida mais importante do grupo I nesta rodada terminou em goleada da Rússia sobre o Chipre, por 5 a 0, e com mais uma atuação extraordinária de Denis Cheryshev.

Reserva no duelo contra a Escócia, o meia do Valencia abriu o placar aos 9 minutos do primeiro tempo, deu assistências para Magomed Ozdoev anotar o segundo e para Artem Dzyuba o quarto, além de fechar ele próprio a goleada. Entre o show de Chersychev, Aleksandr Golovin fez o terceiro da Rússia, que volta para a casa com a vaga antecipada na bagagem.

A Bélgica, que já tinha garantido classificação, venceu mais uma. Desta vez, a vítima foi o Cazaquistão, que perdeu por 2 a 0, gols de Michy Batshuayi e Thomas Meunier, após grande assistência de Eden Hazard.

Resta definir no grupo I quem ficará com a primeira posição. Com 100% de aproveitamento, a Bélgica lidera a chave com 24 pontos, três a mais que os russos. As duas seleções se enfrentam na próxima rodada, na Rússia.

Ainda na rodada de hoje, a Escócia, já eliminada, goleou San Marino por 6 a 0.

WIJNALDUM DECIDE PARA A HOLANDA; GÜNDOGAN LIDERA A ALEMANHA

No Dínamo Stadion, em Minsk, a Holanda deu um grande passo para se unir a Bélgica, Itália, Rússia e Polônia e voltar à Eurocopa após ficar de fora da edição de 2016 do torneio continental. Hoje, os comandados de Ronald Koeman encararam a seleção de Belarus e venceram por 2 a 1.

A vitória veio graças à grande atuação de Georginio Wijnaldum, autor dos dois gols da 'Laranja Mecânica' no jogo, o segundo deles em um belo chute de fora da área. Stanislav Dragun descontou para os donos da casa.

O resultado deixa a Holanda com 15 pontos, os mesmos da líder Alemanha, e três a mais que a Irlanda do Norte. Isso porque os alemães venceram a Estônia hoje, por 3 a 0, para se manterem na liderança do grupo C das Eliminatórias da Eurocopa.

O triunfo foi comandado por Ilkay Gündogan, que inaugurou o marcado no segundo tempo com um belo chute de fora da área e ampliou a vantagem em outra finalização similar, pouco depois. O meia do Manchester City ainda deu a assistência para Timo Werner fechar o placar.

Agora, a Alemanha enfrenta Belarus, já eliminada. Holanda e Irlanda do Norte fazem um duelo mais do que decisivo para ver quem ficará com a segunda vaga do grupo.??POLÔNIA SE CLASSIFICA; ÁUSTRIA FICA PERTO DA EURO

No grupo G, a Polônia cumpriu seu objetivo e confirmou presença na Eurocopa pela quarta vez consecutiva. Em casa, contra a Macedônia do Norte, que ainda tem chances de classificação, venceu por 2 a 0.

Autor dos três gols do triunfo sobre a Letônia na última rodada, o artilheiro Robert Lewandowski desta vez passou em branco e foi substituído no segundo tempo por Przemyslaw Frankowksi, que no primeiro toque na bola abriu o placar. Depois, Arkadiusz Milik, que também saiu do banco, fechou a vitória.

Atrás da Polônia está a Áustria, com três pontos a menos na tabela. Hoje, os austríacos sofreram para vencer a Eslovênia por 1 a 0, com gol de Stefan Posch.

Com cinco pontos de vantagem para a própria Eslovênia e para a Macedônia do Norte faltando duas rodadas para o fim, a Áustria pode selar a classificação no próximo sábado, em casa, quando recebe os norte-macedônios.

CROÁCIA DESPERDIÇA CHANCE; GALES, ESLOVÁQUIA E HUNGRIA SE MANTÉM VIVAS

Em um dos jogos mais atrativos da rodada, a Croácia, que precisava de uma vitória para se garantir na próxima edição da Eurocopa, empatou com o País de Gales, por 1 a 1, no Cardiff City Stadium. Nikola Vlasic fez o gol dos visitantes, e Gareth Bale deixou tudo igual pouco antes do intervalo.

Apesar do tropeço, os croatas só dependem dos próprios resultados para avançar no grupo E. Luka Modric, que se lesionou na partida, e seus companheiros têm 14 pontos na tabela, dois a mais que Hungria e quatro que a Eslovênia. Gales, por sua vez, vem na quarta posição da chave, com oito pontos conquistados.

A principal ameaça à Croácia é a Hungria, próxima adversária dos atuais vice-campeões mundiais. Hoje, os húngaros, que têm um jogo a mais, bateram o já eliminado Azerbaijão, por 1 a 0, com gol de Mihali Korhut. EFE

Esporte