Topo
Esporte

Flamengo joga sem Gabigol em estádio em que venceu apenas uma vez

Na Arena da Baixada, Gabigol comemora após marcar para o Flamengo contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil - Jason Silva/AGIF
Na Arena da Baixada, Gabigol comemora após marcar para o Flamengo contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil Imagem: Jason Silva/AGIF
do UOL

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/10/2019 04h00

Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo encara hoje o Athletico-PR, às 16h, na Arena da Baixada, estádio que representa um dos territórios mais hostis para o time carioca ao longo da história. Em 20 jogos oficiais no campo atleticano, os cariocas venceram o rival apenas uma vez (em 2011), empataram seis e perderam 13.

Com a suspensão de Gabigol e a posterior viagem do jogador para defender a seleção brasileira, o Fla fará o seu terceiro jogo sem seu artilheiro. A preocupação com a ausência do atacante, contudo, não se justificou até aqui. Com vitórias sobre a Chapecoense e o Atlético-MG, o time se consolidou na ponta. Para o jogo de quarta-feira ante o Fortaleza, a expectativa é que o camisa 9 esteja presente.

Neste ano, os dois rubro-negros tiveram três embates duros. Na Copa do Brasil, dois empates por 1 a 1 e classificação dos paranaenses. Na partida do 1º turno do Brasileiro, Rodrigo Caio, nos acréscimos, selou uma sofrida vitória por 3 a 2 no Maracanã.

O campo atleticano tem sabor especial para Jorge Jesus, que fez sua primeira partida pelo clube carioca na casa do Furacão. De lá para cá, o português liderou o Fla até a semifinal da Libertadores, conquistou a liderança do Brasileirão, e caiu na Copa do Brasil. Apesar da euforia causada pelos bons resultados, o "Mister" não quer saber de festa antecipada.

Flamengo x Athletico - Gabriel Machado/AGIF - Gabriel Machado/AGIF
Arena da Baixada tem sido território hostil para o Flamengo
Imagem: Gabriel Machado/AGIF

"Nada está conquistado. Já ganhei campeonatos a cinco jornadas do fim com cinco pontos de atraso, e já venci com cinco pontos de avanço. Claro que os anos nos dão experiência e conhecimento para essas situações. Mas o que mais me incomoda são as lesões e o fato de o Flamengo estar em duas frentes. Não há reservas", apontou Jesus.

O jogo na capital paranaense ganha em importância à medida que a semi do torneio continental, marcada para o próximo dia 23, se aproxima. Até encarar o Grêmio, Jesus e seus comandados terão mais três compromissos e chegar com relativa folga na tabela do Brasileiro faz parte dos planos do português, que já vê a semente do sucesso plantada no clube:

"É uma equipe que parece que trabalha comigo há três anos. Isso é fácil pela qualidade dos jogadores. Penso que vou deixar um legado não só no Flamengo, mas no futebol brasileiro. Nossa forma de jogar é totalmente diferente de todas as equipes. Não digo que é melhor ou pior, mas é minha. Só deixa raízes quem ganha. Vamos deixar muitas das ideias que trouxemos. Sentimos orgulho do nosso trabalho e também por estarmos no Flamengo".

FICHA TÉCNICA
ATHLÉTICO X FLAMENGO

Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 13 de outubro de 2019
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Athlético
Léo; Madson, Leo Pereira, Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Wellington, Lucho González e Léo Cittadini; Rony, Thonny Anderson e Marcelo Cirino.
Técnico: Tiago Nunes

Flamengo
Diego Alves; Rafinha, Rhodolfo, Pablo Marí e Renê; Willian Arão, Gerson, Reinier e Everton Ribeiro; Vitinho e Bruno Henrique.
Técnico: Jorge Jesus

Errata: este conteúdo foi atualizado
O retrospecto correto de confrontos é de 20 jogos, não 23.

Esporte