Topo
Esporte

Oscilação de Fagner pode explicar queda de rendimento do Corinthians

Lateral-direito soma quatro assistências na temporada: é o quarto do elenco neste fundamento - Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Lateral-direito soma quatro assistências na temporada: é o quarto do elenco neste fundamento Imagem: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
do UOL

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

13/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Lateral-direito teve uma queda de rendimento recente, explicada por estatísticas
  • Apesar disso, deu assistência para gol de Boselli contra o Athletico, na quinta-feira
  • Desempenho recente fez ele não ser convocado para a seleção em amistosos na Ásia
  • Daniel Alves, seu titular na conquista da Copa América, está na seleção e não joga hoje
  • São Paulo x Corinthians será nova chance de Fagner retomar o bom momento

Dono de atuações regulares e sempre apontado entre os melhores jogadores de sua posição ao longo de seis temporadas no Corinthians, Fagner vive um momento de oscilação com queda de rendimento. As dificuldades da equipe para manter a perseguição aos líderes do Campeonato Brasileiro também passam pelo desempenho do lateral-direito, que normalmente é um dos construtores de jogadas no time de Fábio Carille, mas tem sofrido nas últimas partidas.

Hoje, às 18h, no estádio do Morumbi, Fagner terá uma nova chance de inverter este panorama: o Corinthians enfrenta o São Paulo pela 25ª rodada. Curiosamente, o adversário é o time de Daniel Alves, companheiro habitual do lateral corintiano na seleção brasileira. Dani foi convocado para os amistosos contra Senegal (empate em 1 a 1 na quinta-feira) e Nigéria e não estará em campo no Majestoso.

Fagner foi campeão da Copa América como reserva do jogador do São Paulo, mas não foi chamado desta vez. E uma das razões é justamente sua queda de rendimento.

Fagner - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Corintiano foi reserva de Daniel Alves na conquista da Copa América, em julho
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Mais do que observação de jogos ou comentários de torcedores, a queda de rendimento é vista pelos números: em um recorte dos últimos sete jogos, desde o primeiro embate contra o Independiente del Valle-EQU pelas semifinais da Copa Sul-Americana, Fagner tem médias inferiores em passes e cruzamentos certos, por exemplo, do que a média total de suas 48 atuações na temporada.

Há alguns jogos marcantes no período: na vitória sobre a Chapecoense, Fagner venceu apenas dois em seis duelos diretos. Contra o Athletico-PR, teve seu maior índice de perdas de posse de bola, com seis intervenções adversárias bem-sucedidas, de acordo com dados da plataforma Footstats.

O lateral-direito corintiano tem sofrido com inversões e viradas de jogo rápidas em seu corredor, especialmente durante os testes do técnico Fábio Carille de formações mais ofensivas, em que a cobertura é prejudicada. Quando o ponta-direita tem características defensivas, a exemplo de Ramiro, a exposição é menor e Fagner tem oportunidade de desempenhar melhor o que se espera dele no time: saída de bola qualificada e aproximação de companheiros para buscar triangulações e cruzamentos na área. Como um verdadeiro armador.

Contra o Athletico, uma bola cruzada por Fagner pela direita em cobrança de falta gerou o gol de Boselli após bate-rebate na área. Foi a quarta assistência do lateral-direito na temporada e prova de que a fase pode virar.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x CORINTHIANS

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/horário: 13 de outubro de 2019, domingo, às 18h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos Fifa-SP)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius (Juanfran), Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Liziero, Tchê Tchê, Hernanes e Igor Gomes; Alexandre Pato. Técnico: Fernando Diniz.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Ralf e Ramiro (Renê Júnior ou Matheus Jesus); Vagner Love, Mateus Vital e Clayson; Boselli. Técnico: Fábio Carille.

Esporte