Topo
Esporte

Camaronês que teve problemas cardíacos vira nova aposta do Cruzeiro

Atacante que voltou no segundo semestre não fazia parte dos planos da diretoria para continuar no Cruzeiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Atacante que voltou no segundo semestre não fazia parte dos planos da diretoria para continuar no Cruzeiro Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro
do UOL

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

13/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Atacante Joel chegou ao Cruzeiro em 2015, mas nunca convenceu no clube
  • Camaronês passou a ser emprestado para Santos, Botafogo, Avaí e Marítimo-POR
  • De volta ao Brasil, atacante não estava nos planos da diretoria para continuar no Cruzeiro
  • Sem encontrar um novo time, Joel passou a treinar com o grupo e deve ganhar chances com Abel

Com apenas três gols nos últimos oito jogos, todos eles de pênalti, o Cruzeiro de Abel Braga sofre para colocar a bola nas redes. A dificuldade que reflete diretamente na falta de vitórias tem forçado seu treinador a testar novos nomes e até formações em campo. Para as próximas partidas, quem deverá ganhar mais oportunidades é o camaronês Joel. Aos 26 anos, o atacante voltou de empréstimo ao Cruzeiro recentemente e estava descartado do elenco pela diretoria, mas o insucesso do ataque celeste obrigou Abel a fazer novos planos para o atacante.

Joel chegou ao Cruzeiro em 2015 após passagens pelo Londrina e Coritiba. Mas não agradou em Minas Gerais com cinco gols em 27 jogos, passando a ser emprestado. Foi para Santos, Botafogo, Avaí e Marítimo, de Portugal. Quando voltou pela última vez de empréstimo, soube da diretoria que não seria reincorporado ao elenco principal, ainda sob o comando do técnico Mano Menezes. Passados mais de três meses, o clube não conseguiu arrumar um destino para o atacante, e ele já surge como opção ofensiva para Abel tentar mudar o cenário ruim do ataque.

Após o empate de 0 a 0 contra o Fluminense, na última quarta-feira, Abel Braga contou que cogitou entrar com Joel de titular no Mineirão, opção que acabou descartada após a escolha de Sassá ao lado de Fred. A ausência momentânea de jogadores, como Pedro Rocha, ou a participação pouco efetiva de outros, como Marquinhos Gabriel, podem fazer com que o treinador tente algo novo nos próximos jogos.

"Por um treinamento eu pensei. Quando coloquei o Sassá, ia colocar o Joel. Mas ele não fez ainda trabalho tático, nenhum coletivo, vou vê-lo novamente. É um jogador que foi muito bem agora na Seleção, na Copa Africana, e esteve muito bem em Portugal. Na primeira passagem aqui não foi bem, mas parece que amadureceu. O treino que ele fez foi pelo lado do campo, não foi centralizado", comentou o treinador.

Abel Braga só cometeu uma leve gafe ao falar do histórico de Joel na seleção de Camarões. Recentemente, ele foi cortado da disputa da Copa Africana de Nações depois que exames constataram um problema cardíaco com risco de morte súbita. De volta ao Brasil, passou por uma série de exames no Cruzeiro e foi liberado para a prática esportiva. Apesar disso, o atacante ganhou créditos enquanto esteve em Portugal e até chegou a ser cogitado como possível contratação dos grandes clubes do país.

Para o jogo de hoje, contra a Chapecoense, a tendência é que Joel esteja relacionado mais uma vez, mas ainda sem ser testado no time titular. O camaronês deverá ser opção no banco de reservas de Abel e pode até ganhar alguma oportunidade ao longo da partida.

CHAPECOENSE x CRUZEIRO

Motivo: 25ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 13/10/2019, às 19h (de Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Jean Marcio dos Santos (RN)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

CHAPECOENSE: João Ricardo; Eduardo, Rafael Pereira, Douglas e Bruno Pacheco; Elicarlos, Amaral, Campanharo e Camilo; Régis (Arthur Gomes) e Henrique Almeida. Técnico: Marquinhos Santos.

CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Fabrício Bruno, Dedé e Egídio; Henrique, Ederson; Thiago Neves, Marquinhos Gabriel (Sassá) e David e Fred. Técnico: Abel Braga.

Esporte