Topo
Esporte

Bottas vence GP do Japão, e Mercedes é campeã de construtores

13/10/2019 08h36

Redação Central, 13 out (EFE).- O finlandês Valtteri Bottas venceu neste domingo o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, resultado que, com a ajuda do terceiro lugar do britânico Lewis Hamilton, líder do Mundial de Pilotos, deu à Mercedes o título dos construtores na temporada 2019.

A equipe alemã chegou a 612 pontos, contra 433 da Ferrari e 323 da RBR restando quatro etapas. A conquista teve um sabor inédito: esta foi a primeira vez na história da categoria que uma escuderia fatura, simultaneamente, seis títulos consecutivos de pilotos e construtores - o campeonato de pilotos deste ano não foi concluído, mas apenas Bottas e Hamilton têm chances de ganhá-lo.

E o britânico está perto da façanha de se tornar hexacampeão da Fórmula 1 já na próxima corrida, no México, daqui a dois fins de semana. Para isso, tem que conseguir 14 pontos a mais que o companheiro de equipe. Um dos cenários para que isso aconteça é ele vencer a corrida, fazer a volta mais rápida, e Bottas chegar em quarto lugar. Por enquanto, Hamilton tem 338 pontos, contra 274 do finlandês e 221 de Leclerc.

Hoje, Bottas foi o terceiro no grid após um treino classificatório realizado na manhã de domingo (no horário local, noite de sábado no Brasil). O adiamento da sessão ocorreu por causa da passagem do tufão Hagibis pelo Japão, que ameaçava a própria realização da corrida. Felizmente, não houve qualquer tipo de dano.

Na prova, o finlandês pulou para a primeira posição ao aproveitar uma péssima largada dos pilotos da Ferrari, que tinham feito dobradinha na primeira fila: o alemão Sebastian Vettel, que tinha feito a pole, e o monegasco Charles Leclerc. Este último ainda acabou se envolvendo em um acidente com Max Verstappen, da RBR. O pior saldo foi do holandês, que abandonou. Já o terceiro colocado no Mundial chegou em sétimo.

Com estratégia de dois pit stops, Bottas acabou ultrapassado por Hamilton ao parar pela segunda vez. Mas, estranhamente, a Mercedes fez com que o britânico, que só tinha uma parada programada, tivesse que fazer outra passagem pelos boxes, e o finlandês reassumiu a ponta.

Hamilton fechou a prova em terceiro, logo atrás de Vettel, que apesar de subir ao pódio ficou com um sabor amargo. Alexander Albon, da RBR, terminou em quarto, seguido por Carlos Sainz Jr, da McLaren, e Daniel Ricciardo, da Renault. EFE

Esporte