Topo
Esporte

Corinthians aposta em veteranos para encarar altitude em busca da virada

Walmir Cruz, preparador físico do Corinthians diz que Ralf tem 35 anos, mas parece que tem 20 anos - Marcello Zambrana/AGIF
Walmir Cruz, preparador físico do Corinthians diz que Ralf tem 35 anos, mas parece que tem 20 anos Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
do UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Corinthians jogará na altitude de 2.850 metros acima do nível do mar, do estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador
  • Corinthians viajou em cima da hora: chegou hoje ao Equador, joga amanhã e volta na madrugada de quinta-feira
  • Ralf, aos 35 anos, é exemplo de preparação física para os mais jovens no Corinthians, diz Walmir Cruz

Antes de tentar dar o troco no Independiente del Valle amanhã (dia 25), no jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, com uma desvantagem de dois gols, o Corinthians se prepara para vencer outro adversário perigoso: a altitude de 2.850 metros acima do nível do mar do estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador.

O UOL Esporte conversou com o preparador Walmir Cruz para saber a estratégia do Timão para ter um bom desempenho na altitude da capital equatoriana. O time primeiro confia no preparo físico de seus jogadores veteranos. Além disso, com uma tabela apertada, dividindo atenções também com o Campeonato Brasileiro, aposta em uma "viagem-relâmpago" para não sofrer na altitude equatoriana.

"O que a gente tem de logística é chegar em cima da hora, na terça, praticamente, de madrugada. Descansa, acorda, treina no outro dia e joga na quarta-feira. É a melhor logística pelo fato de já termos passado por algumas competições, jogado em altitude como a de Bogotá (na Colômbia). É melhor chegar em cima da hora porque não tem muito tempo para o organismo se adaptar ou algo do Acabando o jogo, voltamos logo em seguida, então minimizamos bastante", afirmou Walmir Cruz.

O Timão viajou de voo fretado e chegou ao Equador na madrugada de hoje. Nesta tarde, o time de Fábio Carille realiza um treinamento no estádio da LDU e, em seguida, reconhecimento do gramado do estádio Olímpico Atahualpa, palco do jogo. O retorno será no início da madrugada de quinta-feira.

Para a comissão técnica do Timão, o ideal seria viajar uma semana antes para se acostumar com a altitude, mas como o calendário do futebol brasileiro não permite este "luxo", os profissionais optaram pela viagem "em cima da hora".

"Para chegar antes, precisamos de pelo menos uma semana para o organismo se adaptar. Então é muito tempo para sair daqui, viajar e ficar. No fim, todas as equipes que jogam Libertadores contra equipes do Equador fazem isso. O próprio Boca fez essa logística chegou na terça, treinou, na quarta jogou e foi embora. É mais difícil jogar em La Paz, que aí a dificuldade é imensa, 4.800m, mas já jogamos em 2017 contra o Patriotas (da Colômbia) e tivemos uma adaptação tranquila, sem problema nenhum", disse.

Ralf e companhia veterana são exemplos na altitude

Segundo o preparador físico, Walmir Cruz, os jogadores veteranos do elenco não preocupam para o jogo. Pelo contrário, servem de exemplo. Nesse sentido, o Corinthians terá mais um reforço no meio-campo, uma vez que Carille já definiu o volante Ralf, 35, como substituto de Gabriel, suspenso.

"O Ralf tem 35, mas parece que tem 20. O que ele treina, a dedicação do cara... Não só dele, do Love, do Manoel, do Gil, é algo absurdo. Ficamos muito tranquilos com relação a isso. Temos sempre orientado da melhor maneira possível no treinamento e seguem à risca. São exemplos que os mais jovens devem seguir, são realmente ponta firme", disse Walmir.

O Alvinegro conta com muitos atletas experientes constantemente escalados por Carille: Ralf, Jadson e Vagner Love (35 anos), Boselli (34 anos), Gil e Cássio (32 anos), Fagner, Danilo Avelar e Junior Urso (30 anos) e Manoel (29 anos), além do goleiro reserva, Walter, com 31 anos. Depois da derrota para os equatorianos em São Paulo, aliás, o técnico afirmou que seu time havia sofrido em campo em parte por conta do comportamento de seus atletas mais jovens.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriomente, Bogotá fica na Colômbia e não na Bolívia. O erro foi corrigido.

Esporte