Topo
Esporte

Ex-árbitro Óscar Ruiz é acusado na Colômbia de abusar sexualmente de menor

Óscar Ruiz é um dos nomes mais conhecidos da história da arbitragem colombiana - Thomas Kienzie/AP
Óscar Ruiz é um dos nomes mais conhecidos da história da arbitragem colombiana Imagem: Thomas Kienzie/AP

22/09/2019 13h36

O colombiano Óscar Ruiz, que foi árbitro em três Copas do Mundo e é integrante da Comissão de Arbitragem da Conmebol, está sendo acusado de abusar sexualmente de um menino de 13 anos, segundo veiculou neste domingo o jornal "El Tiempo".

A publicação aponta que, no dia 12 de setembro deste ano, Heiner Fabián Reyes Quevedo, hoje com 27 anos, prestou depoimento ao Ministério Público da Colômbia.

A vítima, que trabalhou como árbitro e hoje vive na Itália, revelou ter sido abusado duas vezes por Ruiz, ambas quando tinha apenas 13 anos.

Segundo Reyes Quevedo, o mais conhecido árbitro colombiano o assediou, garantindo que o sucesso de qualquer profissional de arbitragem no país dependia de manter relações sexuais com ele.

"Me dei conta que tudo na arbitragem na Colômbia se move de acordo com as ordens do senhor Óscar Julián Ruiz Acosta. Quando estive na casa dele, me mostrou uma folhinha com os jogos mais importantes. Ele escalava quem quisesse", contou a vítima.

Ouvido pelo jornal "El Tiempo", o ex-árbitro, que já enfrenta outras acusações de abuso e assédio sexual, se declarou inocente.

"Seguem os mesmos ataques, das mesmas pessoas que me atacaram anteriormente. Por isso, já foram processadas pelo meu time de advogados. Me parece haver mais gente por trás disso. Acredito que haja dinheiro envolvido", se defendeu.

A primeira acusação contra Ruiz surgiu em 2012, feita pelo também ex-árbitro Mauricio Sánchez Carvajal. Cinco anos depois, Harold Perilla, que chegou a ser do quadro da Fifa, também denunciou o antigo companheiro de trabalho.

Esporte