Topo
Esporte

Sasha e Luan invertem papéis em reencontro entre Santos e Grêmio

Eduardo Sasha e Luan se enfrentam novamente em Santos x Grêmio pelo Brasileiro - Ivan Storti/Santos & Lucas Uebel/Grêmio
Eduardo Sasha e Luan se enfrentam novamente em Santos x Grêmio pelo Brasileiro Imagem: Ivan Storti/Santos & Lucas Uebel/Grêmio
do UOL

Eder Traskini e Marinho Saldanha

Do UOL, em Santos e em Porto Alegre

21/09/2019 04h00

O confronto entre Santos e Grêmio na noite de hoje, às 21h, na Vila Belmiro, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, vai ter um duelo à parte: o reencontro entre os atacantes Eduardo Sasha e Luan. Enquanto Sasha é titular absoluto do Peixe, Luan se tornou reserva no tricolor gaúcho.

Os dois já se enfrentaram nove vezes na carreira, sendo sete vezes no clássico Grenal. Luan levou a melhor três vezes, Sasha saiu vencedor em duas oportunidades e outros quatro jogos terminaram empatados.

Os atacantes criaram certa rivalidade após Sasha provocar o Grêmio ao dançar a "valsa dos 15 anos" no título gaúcho com o Inter, em 2016, em referência ao tempo em que o rival do Sul não vencia um título de expressão. Luan rebateu a provocação quando o tricolor gaúcho foi campeão da Copa do Brasil, no mesmo ano, dizendo "o Grêmio é campeão, e o Sasha é um c...".

Na época, enquanto Luan era o principal jogador gremista, Sasha era titular do Inter, mas questionado por parte da torcida. O panorama se inverteu nesta temporada. Enquanto Sasha é peça-chave do esquema do técnico Jorge Sampaoli, Luan amarga o banco de reservas no Grêmio de Renato Gaúcho.Luan foi destaque do Grêmio campeão da Copa do Brasil de 2016 e depois da Libertadores de 2017, ano em que foi eleito melhor jogador do continente. Mas, depois de sofrer com algumas lesões na temporada passada, não começou bem neste ano.

Atuações irregulares e o crescimento de Jean Pyerre fizeram o técnico Renato Gaúcho afastar o jogador. Luan foi sacado do time, passou por um processo de recondicionamento especial, e quando voltou já tinha perdido espaço.

Longe dos holofotes ou da fama que conquistou no elenco, atualmente é reserva incontestável. Tanto que tem chances de atuar contra o Santos apenas porque o dono do posto se machucou no último treino em Porto Alegre e sequer integra a delegação em São Paulo.

E até mesmo sem o titular, a oportunidade pode não aparecer. Renato Gaúcho estuda optar pelo recuo de Diego Tardelli com a entrada de André na frente.

Nesta temporada Sasha é o artilheiro do Peixe no Campeonato Brasileiro com oito gols, enquanto Luan marcou sete vezes no ano, mas apenas dois deles foram pelo torneio nacional, números bem abaixo do esperado para quem se acostumou a ser a principal estrela do time.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS X GRÊMIO
Data e hora
: 21/09/2019 (Sábado), às 21h (Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta (ambos do PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

SANTOS: Everson; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar (Luan Peres) e Jorge; Alison, Felipe Jonatan (Pituca) e Sánchez; Soteldo, Marinho e Eduardo Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli

GRÊMIO: Paulo Victor; Galhardo, David Braz, Kannemann e Cortez; Maicon (Michel), Matheus Henrique, Alisson, Luan (André) e Everton; Tardelli. Técnico: Renato Gaúcho

Esporte