Topo
Esporte

Hortência comemora nova fase aos 60 e diz estar solteira, "mas não sozinha"

Hortência completa 60 anos de idade na próxima segunda-feira (23) - Reprodução/Instagram
Hortência completa 60 anos de idade na próxima segunda-feira (23) Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Do UOL, em São Paulo

21/09/2019 13h58

A ex-jogadora de basquete Hortência Marcari vai completar 60 anos de idade na próxima segunda-feira (23). Campeã mundial pela seleção brasileira em 1994, a ex-atleta disse em entrevista ao jornal "Extra" que está vivendo uma nova fase. Ela vai passar a data comentando jogos da Copa América Feminina pelo SporTV. E também revelou estar solteira, mas ficando com uma pessoa.

"Não namoro há um tempo, mas não estou sozinha. Não tenho um compromisso assumido, mas tenho ficado com uma pessoa. Prefiro ser ilimitada, ter meus amigos e passear sem me prender. Sou segura com relacionamentos e em outras áreas. Isso foi construído em quadra, onde eu tinha que ser calculista para decidir uma bola no fim do jogo. Não tenho 60 anos à toa. Tenho uma bagagem. Os meninos até sentem um pouco de ciúmes, mas só apresento alguém a eles quando já está ficando sério", disse Hortência.

Sobre a nova "década" completada na vida, a ex-jogadora afirmou que não se preocupa com o número da idade. "Não ligo para aniversário. Quando completamos mais uma década, temos que repensar a vida. Não tenho a mesma vitalidade, mas meu espírito é jovem. A gente envelhece e aprende a se reiventar. Hoje não me importo com problemas pequenos, vivo com mais tranquilidade e dou mais valor aos momentos simples. Por exemplo, aos 20 anos eu corria muito e fazia 40 pontos por jogo. Com 35 eu corria bem menos e fazia a mesma pontuação. O segredo é se adaptar", afirmou.

A ex-atleta também disse que mantém a vaidade dos tempos de jovem. Hortência posou nua para a revista Playboy em 1988. "Posei porque queria mostrar que a mulher atleta pode ser sensual, mas não faria de novo, já cumpri meu papel. Agora, uso minha imagem de esportista para mostrar a importância de estar em forma e cuidar da saúde. Também gosto de me olhar no espelho sabendo que não mudei tanto. Só vou deixar mostrar assim quando eu não estiver mais me sentindo bem com minha silhueta", disse.

Hortência se emociona no Mais Você - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Hortência também comentou sobre a relação atual com o ex-marido José Victor Oliva, com quem teve dois filhos, Antônio Victor e João Victor, este último atleta do hipismo que já competiu nas Olimpíadas. "Somos amigos. Nossos filhos e as filhas dele somos uma família só. Vamos passar o réveillon deste anos juntos, na Bahia. Me separei há 20 anos, quando os meninos ainda eram pequenos, e eles não sentiram falta de nada porque o pai sempre foi presente", contou.

Questionada sobre a vida amorosa dos filhos, Hortência disse que espera ver primeiro a conquista de espaços profissionais deles. "Não me empolgo muito com os relacionamentos deles porque, se terminarem, eu também sofro. Então prefiro não me apegar emocionalmente às noras. Também não quero netos por ora, eles são muito jovens. Quero eles aproveitem a vida e construam uma carreira primeiro"

Esporte