Topo
Esporte

Santos recorda início do esquema com três zagueiros contra o Grêmio

Jorge Sampaoli passa orientações em treino no CT do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Jorge Sampaoli passa orientações em treino no CT do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC
do UOL

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

20/09/2019 04h00

O santista já se acostumou a ver três zagueiros na equipe titular quando o Santos do técnico Jorge Sampaoli divulga a escalação antes de cada partida. No entanto, não foi assim desde a chegada do argentino ao Peixe. O treinador só começou a utilizar o sistema para valer após a vitória justamente sobre o Grêmio, adversário de amanhã, pelo primeiro turno do Brasileirão.

Seja com linha de quatro atrás e um zagueiro atuando como lateral ou efetivamente com o tradicional 3-4-3 ou 3-5-2, Sampaoli só havia utilizado três defensores desde o início do jogo em três partidas até o começo do torneio nacional, quando o Peixe bateu o Grêmio por 2 a 1, fora de casa, na primeira rodada.

Depois disso, Sampaoli engatou três jogos consecutivos escalando três defensores e, a partir daí, a tática se tornou a mais utilizada pelo argentino. Antes do duelo contra os gaúchos, a formação com três zagueiros representava apenas 12% das utilizadas até ali: três vezes em 25 jogos. Depois, pulou para 57%, sendo escolhida em 12 das 21 partidas seguintes.

Ainda assim, é difícil saber qual desenho o Peixe utilizará olhando apenas para a escalação, já que o argentino utiliza vários jogadores em mais de uma posição.

Lucas Veríssimo já atuou como zagueiro e lateral. Jorge já foi lateral, zagueiro e meia. Felipe Jonatan já atuou como lateral, ala, volante, meia e ponta. Diego Pituca já atuou em todas as funções do meio-campo e também como lateral-esquerdo. O uruguaio Carlos Sánchez já foi segundo volante, meia, ala e ponta direita. Jean Mota chegou a ser lateral, meia, ponta e até falso 9. Entre muitas outras variações.

A tendência é que Sampaoli escale o Santos novamente com três zagueiros amanhã, às 21h, na Vila Belmiro, quando a equipe recebe o Grêmio, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Esporte