Topo
Esporte

Fluminense se acerta com atual fornecedora e avança por acordo com a Umbro

Fluminense deve antecipar rompimento com a Under Armour e fechar com a Umbro - @FluminenseFC/Twitter
Fluminense deve antecipar rompimento com a Under Armour e fechar com a Umbro Imagem: @FluminenseFC/Twitter
do UOL

Caio Blois e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/09/2019 00h01

O Fluminense está bem próximo de ter um novo fornecedor de material esportivo. Após ter fracassado em suas duas últimas apostas para a parceira na confecção de uniformes, com a Dryworld e a Under Armour, o Tricolor se aproximou de um acordo com a Umbro para 2020, segundo apurou o UOL Esporte.

O negócio ainda não está fechado, mas avançou bastante nos últimos dias. O Flu também manteve conversas com a Kappa, mas prioriza a Umbro, reconhecida como a melhor do país em distribuição, problema que vem afetando as vendas de camisas do Tricolor nos últimos anos. A marca italiana, que corre por fora, estamparia sua marca e deixaria a produção aos cuidados do clube, o que no difícil momento vivido em Laranjeiras é considerado arriscado pela diretoria.

Como deixará o futebol, a Under Armour liberou o Fluminense para negociar com possíveis interessados. E com propostas mais vantajosas em mãos, o Tricolor provavelmente conseguirá uma rescisão amigável para antecipar a chegada da nova parceira já para janeiro de 2020.

Outros antigos parceiros da empresa americana, São Paulo e Sport tiveram os mesmos problemas que o Tricolor: distribuição. Como os novos contratos dificilmente possuem valor fixo e dependem de porcentagens pelas vendas, os acordos se mostraram infrutíferos e geraram pouca renda aos clubes. Para o Flu, o fracasso foi ainda pior, pois o clube acabara de sair em litígio de acordo com a canadense Dryworld após romper parceria de 19 anos com a alemã Adidas.

Com o mercado retraído e sem ter as gigantes como opção, o Flu cogitou a criação de uma marca própria, mas esbarrou nas dificuldades inerentes ao processo e praticamente desistiu da ideia. A Puma possui contrato de exclusividade com o Palmeiras no Brasil, mesma questão que impediu negociação com a Adidas, exclusiva do rival Flamengo. Já a Nike não possui boa relação com o clube após uma negociação conturbada durante a gestão de Peter Siemsen, quando os americanos tiveram uma proposta utilizada como "barganha" pelo Tricolor para aumentar a cota a receber da Adidas, grande rival da marca no mundo.

Opção mais estável e parceira duradoura de diversos grandes do futebol brasileiro como Cruzeiro, Grêmio e Santos, dentre outras equipes, a Umbro é vista como "bola de segurança" nas Laranjeiras, e um anúncio oficial pode acontecer já nos próximos dias.

Se confirmado o acordo, o Fluminense vestirá Umbro pela primeira vez em sua história. Desde a chegada aos clubes das marcas de fornecimento de material esportivo, o Tricolor já teve como parceiras Adidas, Rainha, LeCoq Sportiff, Penalty, Reebok, Dryworld e Under Armour.

Esporte