Topo
Esporte

Técnico espanhol que deu 'show' no Corinthians é mais jovem que Love

Miguel Ángel Ramírez durante coletiva de imprensa - Reprodução/Twitter Independiente del Valle
Miguel Ángel Ramírez durante coletiva de imprensa Imagem: Reprodução/Twitter Independiente del Valle
do UOL

Flavio Latif e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/09/2019 12h00

O futebol praticado pelo Independiente del Valle na vitória por 2 a 0, sobre o Corinthians, pela partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, em plena Arena Corinthians, ontem (18) à noite, surpreendeu muitas pessoas. Inclusive o presidente corintiano Andrés Sanchez, que disse: "Tomamos um show de bola. Ficou barato".

A equipe equatoriana poucas vezes se livrou da bola e sempre tentava sair jogando com os seus defensores. Um dos responsáveis por esse estilo de jogo é Miguel Ángel Ramírez. O treinador é nascido em Las Palmas, na Espanha, e tem apenas 34 anos - para efeito de comparação, Jadson e Vagner Love, nomes dos mais bem pagos do elenco, já têm 35.

Ramírez começou sua carreira em sua cidade logo aos 20 anos, sendo auxiliar nas categorias de base do principal clube local. Toda sua formação como treinador é com juvenis. O Independiente del Valle é seu primeiro clube como treinador principal.

Após oito anos dirigindo equipes de base, o jovem técnico decidiu deixar seu país rumo ao Qatar. Ele foi para a Aspire Academy, academia esportiva que tem como intuito criar atletas do mais alto nível. O departamento de futebol da instituição se inspira na forma do Barcelona jogar e por isso levou para lá profissionais espanhóis. O atual comandante da seleção catari, Félix Sánchez Baz, por sinal, também trabalhou na Aspire Academy e tenta levar o estilo de jogo da La Masia para o país asiático.

Miguel Ángel Ramírez permaneceu seis anos no Qatar e só foi chegar no Del Valle em 2018. Ainda voltado à garotada, como coordenador técnico da base. Ele só assumiu a equipe profissional em maio. Em pouco mais de quatro meses de trabalho, o treinador conseguiu aplicar o estilo de jogo de toques rápidos e dinamismo. Seu time dominou o Corinthians.

O objetivo do jovem treinador é levar o Independiente del Valle a uma final inédita da Copa Sul-Americana. A equipe pode agora até perder por um gol de diferença que essa façanha seria mantida. A partida acontece no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, na quarta-feira que vem (25), às 21h30 (de Brasília).

Esporte