Topo
Esporte

Fernandinho é solução para desfalcada zaga do City, aponta Guardiola

Fernandinho abraça Gabriel Jesus durante jogo entre Manchester City e Shakhtar Donetsk - REUTERS/Gleb Garanich
Fernandinho abraça Gabriel Jesus durante jogo entre Manchester City e Shakhtar Donetsk Imagem: REUTERS/Gleb Garanich

19/09/2019 10h45

O meio-campista Fernandinho tem personalidade e experiência para resolver a crise de lesões na defesa do Manchester City, disse o técnico Pep Guardiola.

O brasileiro foi improvisado como zagueiro na vitória de 3 x 0 sobre o Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões, já que John Stones ficará fora durante cinco semanas por culpa de uma lesão muscular e Aymeric Laporte se recupera de uma cirurgia no joelho.

Em parceria com Nicolas Otamendi, o único zagueiro central atualmente à disposição de Guardiola, Fernandinho pareceu à vontade no papel, apesar da responsabilidade adicional de capitanear em sua primeira atuação na temporada.

"Não tive dúvida disso (que ele ficaria à vontade na defesa). É por isso que ele é tão importante para nós", afirmou Guardiola em coletiva de imprensa.

"Não temos muitas escolhas... ele é o único que tenho. Outros jogadores podem jogar naquela posição, mas Fernandinho é um jogador esperto, muito inteligente, um cara incrível", acrescentou.

"Ele tem muita experiência e personalidade, e o que ele diz as pessoas seguem no vestiário, então é importante".

Marcador firme e com habilidade natural para passes, Fernandinho é o jogador ideal para se encaixar no sistema defensivo de Guardiola, e emergiu como um substituto em potencial do ex-capitão Vincent Kompany, que partiu no final da temporada passada.

Hoje com 34 anos, ele tem consciência de que uma mudança de papel pode garantir mais tempo em campo com os campeões ingleses.

"Estou treinando nesta posição desde o início da temporada", disse Fernandinho, que fez duas interceptações e acertou 90% dos passes contra o Shakhtar.

"Hoje foi minha oportunidade, espero conseguir melhorar. Foi uma noite tranquila na defesa, mas a equipe fez um ótimo jogo por que jogamos como um time".

Esporte