Topo
Esporte

Idade chegou? Veterano de 46 anos está em xeque pela primeira vez na NFL

Adam Vinatieri aquece antes de jogo do Indianapolis Colts contra o Tennessee Titans - Wesley Hitt/Getty Images/AFP
Adam Vinatieri aquece antes de jogo do Indianapolis Colts contra o Tennessee Titans Imagem: Wesley Hitt/Getty Images/AFP
do UOL

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/09/2019 12h00

Um dos maiores jogadores da história da NFL e atleta mais velho em atividade na liga, o kicker Adam Vinatieri parece enfim sentir o peso dos 46 anos. Sempre confiável nos seus 24 anos de carreira, o veterano tem errado mais do que o costume, e seu papel no Indianapolis Colts já começa a ser questionado.

Quatro vezes campeão do Super Bowl e maior pontuador da história da NFL com mais de 2.600 pontos, o camisa 4 dos Colts não tem apresentado bom desempenho nas duas primeiras semanas da atual temporada.

Vinatieri tem um aproveitamento de 84,1% de field goal nas 24 temporadas na liga, mas em 2019 o número é de apenas 33,3%.

O veterano acertou apenas um chute em três tentados. Mas os números pioram quando analisamos os erros em chutes extras, realizados após touchdowns. Na carreira, o aproveitamento é de 97,6%. Na atual temporada, Vinatieri acertou apenas dois em cinco tentados, registrando 40% de aproveitamento.

Números que com certeza o fariam ser cortado pelos Colts ontem (16) caso Vinatieri não fosse quem é.

Ainda assim, as críticas ficaram mais pesadas após o desempenho ruim no jogo de domingo (15), que terminou em vitória por 19 a 17 sobre o Tennessee Titans. Na ocasião, o veterano errou dois extra points. O jornalista Mike Florio, do Pro Football Talk, disse que Vinatieri poderia anunciar sua aposentadoria nesta semana, mas que a franquia tentaria impedi-lo.

O próprio atleta deixou no ar a possibilidade de anunciar o fim da carreira ao dizer aos repórteres que os veria na segunda-feira. Quando questionado sobre a falta de previsão de entrevistas ou encontros com jornalistas, Vinatieri disse que o encontro aconteceria.

O dono dos Colts, Jim Irsay, também falou sobre a má fase do kicker. "Sim, é uma preocupação. Nós conversaremos e tentaremos deixar as emoções de fora das grandes decisões", disse.

Apesar da possibilidade do fim da carreira do mais longevo atleta da NFL, nada muda - pelo menos por enquanto. Frank Reich, técnico dos Colts, confirmou que o veterano segue no elenco. "Adam é nosso kicker. Nós temos zero preocupação. Ele não só é nosso kicker como é peça chave no time", afirmou.

Vinatieri estreou na liga em 1996, sendo o único atleta em atividade desde a década de 1990. A estreia foi pelo New England Patriots, franquia em que jogou dez temporadas e venceu três Super Bowl. Nos Colts desde 2006, o camisa 4 venceu mais um título da NFL.

O próximo jogo dos Colts, ainda com Vinatieri como kicker titular, é no próximo domingo (15) contra o Atlanta Falcons.

Band: Garoto que sofreu bullyng inspira uniforme de time de futebol americano

Band Notí­cias

Esporte