Topo
Esporte

Grande Círculo: Tinga vai falar sobre falta de negros na gestão do futebol

Tinga em lance com Fábio Costa, no Campeonato Brasileiro de 2005 -  Keiny Andrade/Folha Imagem
Tinga em lance com Fábio Costa, no Campeonato Brasileiro de 2005 Imagem: Keiny Andrade/Folha Imagem
do UOL

Marcelo Tieppo

Colaboração para o UOL, de São Paulo

16/09/2019 15h08

Resumo da notícia

  • Ex-jogador Tinga será o novo convidado do programa Grande Círculo, de Milton Leite
  • Tinga falará sobre racismo no futebol e a falta de negros em cargos de gestão
  • O programa vai ao ar no sábado, dia 28 de setembro, no SporTV

O ex-jogador Tinga, que foi gerente de futebol do Cruzeiro até o fim de 2017, é o próximo convidado do programa Grande Círculo, apresentado pelo jornalista e narrador Milton Leite no SporTV. A gravação vai ser realizada amanhã (17) e vai abordar a discriminação racial no futebol.

Um dos motes do programa é a falta de protagonismo dos negros na gestão dos clubes de futebol, já que são maioria entre os jogadores no país. Um levantamento feito pelo site Superesportes no início do Campeonato Brasileiro mostrou que apenas 3% dos dirigentes e técnicos na Série A são negros.

Para debater o assunto e entrevistar Tinga foram convidados Marcelo Carvalho (Observatório da Discriminação Racial no Futebol), a repórter Flávia Oliveira (Globo News), o jornalista Diogo Olivier (jornal "Zero Hora" e RBS), os comentaristas Casagrande e Maurício Noriega (grupo Globo) e Alexandre Alliatti, repórter do site Globo Esporte. A direção é do jornalista Sidney Garambone.

Volante e meia, Tinga começou a carreira no Grêmio, onde conquistou a Copa do Brasil, foi bicampeão da Libertadores pelo Internacional, e bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, onde encerrou a carreira. O programa Grande Círculo vai ao ar no sábado, dia 28 de setembro.

Esporte