Topo
Esporte

Em crise financeira, Botafogo supera turno que o levou à Libertadores

do UOL

Thiago Tassi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/09/2019 04h00

Ainda que não tenha alcançado o objetivo traçado pelo técnico Eduardo Barroca, o Botafogo fez um primeiro turno satisfatório no Campeonato Brasileiro. Com 27 pontos após o empate de ontem contra o Ceará, na Arena Castelão, o Alvinegro não chega aos 30 considerados ideais pela comissão técnica, mas supera o desempenho da primeira metade do Brasileirão de 2016, competição que levou o clube pela última vez na Libertadores.

No torneio nacional daquele ano, a equipe carioca somava apenas 20 pontos após as 19 primeiras rodadas. Com uma arrancada e um bom returno, terminou com 59, na quinta colocação.

Agora, o desempenho de 2019 deixa o clube longe da zona do rebaixamento e vem justamente em um momento de crise financeira. Com dois meses de salários atrasados, jogadores e comissão técnica têm concedido entrevistas coletivas fora de salas de imprensa para não expor os patrocinadores. Foi a forma de protestar contra a situação que assola também outros funcionários do clube.

"A gente tinha feito uma projeção para 30 pontos, que seria uma condição excelente. Fechamos o turno com 27 pontos, na primeira parte da tabela, passamos todo o turno na primeira parte da tabela", disse o técnico Eduardo Barroca, após o empate com o Ceará.

A última participação do Botafogo na Libertadores foi em 2017, quando o time chegou às quartas de final e acabou eliminado pelo Grêmio, campeão daquela edição. Caso consiga a classificação, garantiria uma nova fonte de renda para 2020. Clubes que disputam a segunda fase do torneio, por exemplo, embolsam 500 mil dólares (cerca de R$ 2 milhões).

A pontuação alcançada até aqui é, também, a melhor em seis anos. Os 27 pontos superam as campanhas de 2014 (22 pontos em ano que terminou com rebaixamento), 2016 (20 pontos), 2017 (25 pontos) e 2018 (22 pontos). Em 2015, o Botafogo disputou a Série B do Brasileirão.

Em nono na tabela, o Alvinegro agora terá uma semana livre antes de enfrentar o São Paulo pela abertura do segundo turno do Brasileirão. O duelo acontece no próximo sábado (21), às 11h (de Brasília), no Engenhão.

Esporte