Topo
Esporte

Avaí é "salvo" pelo VAR nos acréscimos e vence o Athletico fora de casa

do UOL

Do Uol, em São Paulo

15/09/2019 12h59

Enfrentando o time reserva do Athletico-PR, o Avaí alcançou a sua segunda vitória neste Campeonato Brasileiro. Os catarinenses venceram o time de Tiago Nunes, em plena Arena da Baixada, pelo placar de 1 a 0, gol de Jonathan, ainda no primeiro tempo.

No fim do jogo, os atleticanos ainda tiveram a chance de empatar com um pênalti que chegou a ser marcado pela arbitragem. Porém, Felipe Fernandes de Lima voltou atrás da marcação após consultar o VAR.

Apesar da vitória, o Avaí termina o primeiro turno do Brasileirão com a lanterna. São apenas 13 pontos, um atrás da Chapecoense, que perdeu ontem (14) para o Vasco.

Já o Atlhetico-PR caiu uma posição graças ao empate do Botafogo e agora ocupa a 10ª colocação, podendo ser ultrapassado ainda pelo Grêmio, que enfrenta o Goiás hoje à tarde (15).

Porém, o foco dos paranaenses está todo na final da Copa do Brasil. Na quarta-feira (18), o time vai à Porto Alegre para enfrentar o Internacional e tentar manter a vantagem sobre os gaúchos para ficar com a taça - na ida, o Athletico venceu em casa por 1 a 0.

Vladimir mandou bem!

Na tentativa de administrar a vitória após o gol no começo do primeiro tempo, Vladimir foi o grande destaque do jogo na Arena da Baixada. O goleiro do Avaí colecionou boas defesas na partida. A única bola de perigo que não foi parada por ele, chutada por Thonny Anderson, bateu na trave.

Braian Romero mandou mal!

Enquanto Marcelo Cirino e Thonny Anderson estavam apertando a defesa catarinense, Braian Romero teve uma atuação apagada na Arena da Baixada. O camisa 17 teve apenas um chute de perigo, defendido por Vladimir. Foi substituído aos 21 minutos do segundo tempo para a entrada de Pedrinho.

Jonathan: primeiro gol como profissional

Com apenas 20 anos e em seu terceiro jogo entre os profissionais, o atacante Jonathan fez o seu primeiro gol com a camisa do time principal do Avaí. Sua estreia foi no começo do mês, na vitória em cima do Fluminense. O garoto, que brilhou no Brasileirão de Aspirantes antes de ser chamado por Alberto Valentim, marcou um belo gol de fora da área e colocou os catarinenses na frente do placar no primeiro tempo.

Com reservas, Atlhetico não conseguiu virar o jogo

Com o pensamento na decisão da Copa do Brasil, Tiago Nunes colocou apenas os reservas para enfrentar o Avaí nesta manhã de domingo. Apesar de sofrerem o gol, os jogadores mostraram serviço e deram trabalho ao time catarinense. Destaque para Thonny Anderson, que liderou as finalizações do Rubro-Negro. Mesmo com a entrada de mais atacantes na segunda etapa, o time não conseguiu sequer alcançar o empate.

Avaí comemora desentrosamento atleticano

Apesar da vitória, o jogo não foi tão tranquilo para o Avaí. Os catarinenses viram o Athletico crescer e buscar a virada, porém a ótima atuação de Vladimir evitou a virada. Jonathan marcou um golaço no começo do jogo, e esta acabou sendo a única grande oportunidade criada pelo Avaí.

A grande sorte do Avaí no segundo tempo foi a falta de entrosamento entre os reservas do Athletico. Assim, conseguiu administrar o resultado e alcançou a sua segunda vitória no Campeonato.

Cronologia do Jogo

O jogo começou com o Avaí conseguindo criar e administrar o jogo com certa tranquilidade até o gol. Porém permitiu o crescimento dos paranaenses após a abertura do placar.

Com 13 minutos do primeiro tempo, o jovem atacante Jonathan mandou de longe, no ângulo do goleiro Leo. Após o gol, o Athletico passou a arriscar mais, forçando Vladimir a fazer algumas boas defesas. Uma após chute de Erick pelo lado direito e outra num cabeceio à queima-roupa de Madson. Marcelo Cirino ainda fecharia o primeiro tempo com uma bola na trave.

Na etapa complementar, o nível do Athletico caiu, dando mais equilíbrio à partida. Tiago Nunes tirou Braian e Everton Felipe, colocando atacantes descansados para buscar a virada. Pedrinho e Tomás Andrade arriscaram nos minutos finais, mas a melhor chance do segundo tempo foi criada por Betão, veterano zagueiro do Avaí. Ele arriscou um chute após o escanteio e quase ampliou o placar.

Nos acréscimos, o árbitro Felipe Fernandes de Lima chegou a dar pênalti para o Athletico-PR, mas voltou atrás após consulta do VAR, mantendo assim a vitória para o Avaí.

Ficha Técnica
Athletico-PR 0 x 1 Avaí

Torneio: Campeonato Brasileiro (19ª Rodada)
Data: 15 de setembro de 2019
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Ricardo Junio de Souza (ambos de MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto (MG)
Público e Renda: 13.784 torcedores / R$ 219.680,00

Gols: Jonathan, aos 13 do primeiro tempo (Avaí)

Cartão Amarelo: Matheus Rossetto (do Athletico)

Athletico-PR: Leo, Erick, Madson, Pedro Henrique e Abner Vinícius; Matheus Rossetto, Lucho González (Tomás Andrade), Everton Felipe (Vitinho) e Thonny Anderson; Marcelo Cirino e Braian Moreno (Pedrinho). Técnico: Tiago Nunes

Avaí: Vladimir, Iury (Léo), Betão, Ricardo e Igor Fernandes; Pedro Castro, Richard Franco e Matheus Barbosa; Caio Paulista, Jonathan (Julinho) e Lourenço (Mosquera). Técnico: Alberto Valentim

Esporte