Topo
Esporte

Vila Mimosa: Local citado por torcida do PSG é ponto de prostituição no Rio

Vila Mimosa, área de prostituição no Rio de Janeiro - Spencer Platt/Getty Images
Vila Mimosa, área de prostituição no Rio de Janeiro Imagem: Spencer Platt/Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

14/09/2019 14h38

A Vila Mimosa ganhou o mundo no início da tarde deste sábado (14). Uma das áreas mais antigas de prostituição do Rio de Janeiro, o local foi usado em uma faixa exibida pela torcida do PSG contra Neymar e seu pai: "Neymar Sr, venda o seu filho na Vila Mimosa".

A história da Vila Mimosa teria começado durante a Primeira Guerra Mundial. Fugindo do conflito, mulheres do leste europeu chegaram à Zona do Mangue, no centro do Rio de Janeiro. O local mudou diversas vezes, as "polacas" sumiram entre as brasileiras e a Vila Mimosa fixou território na Rua Sotero dos Reis, Zona Norte carioca.

Um projeto chamado "Dama das Camélias" foi implantado no local em 2000 com o objetivo de capacitar as garotas de programa na confecção de chapelaria, adereços, corte e costura para o Carnaval. Sete anos mais tarde, uma Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) foi criada com 11 cursos voltados para a comunidade.

A então presidente da Associação de Moradores do Condomínio e Amigos da Vila Mimosa (Amocavim), Maria das Graças Gonçalves, denunciou ao jornal "O Dia", em 2016, o esvaziamento da Faetec. Segundo ela, o número de cursos foi reduzido. Na época, ela estimava que mais de 4 mil mulheres trabalhavam na Vila Mimosa.

Torcedores do PSG exibem faixa direcionada ao pai de Neymar - UOL - UOL
Torcedores do PSG exibem faixa direcionada ao pai de Neymar
Imagem: UOL

A área foi utilizada pelo rapper Emicida em seu clipe "Rua Augusta", em 2011. A funkeira Valesca Popozuda também gravou no local para a música "Desce um Gin", em 2018.

Um ano depois, a área de prostituição no Rio de Janeiro voltou a ser lembrada. Dessa vez, como um motivo de provocação a Neymar e seu pai, em mais um capítulo do racha existente entre o jogador e a torcida do PSG.

Esporte