Topo
Esporte

OPINIÃO

Quem vai terminar 1º turno do Brasileiro na liderança? Blogueiros opinam

Santos, de Jorge Sampaoli, é o líder do Campeonato Brasileiro - Ivan Storti/Santos FC
Santos, de Jorge Sampaoli, é o líder do Campeonato Brasileiro Imagem: Ivan Storti/Santos FC
do UOL

Do UOL, em Santos (SP)

22/08/2019 18h17

Quinze rodadas já se passaram, e o primeiro turno do Campeonato Brasileiro começa a se aproximar do fim. Com 32 pontos, o Santos é o atual líder da tabela, com outros três times em sua cola: Flamengo, Palmeiras e São Paulo, todos com 30. Um pouco mais atrás estão Atlético-MG e Corinthians, com 27.

Com mais quatro rodadas pela frente, quem você acha que vai conquistar o título simbólico do primeiro turno da competição nacional? Fizemos essa pergunta aos blogueiros do UOL Esporte, e o Santos foi apontado como favorito pela maioria. Veja o que eles disseram:

ANDREI KAMPFF

Acho que Santos tem fôlego pra segurar crescimento do São Paulo. Time de Cuca já tem a leitura do técnico e vive melhor momento no brasileiro, quando Palmeiras, Corinthians, Inter e Flamengo têm ainda outros campeonatos. Mas acredito que equipe de Sampaoli ainda aguenta esse turno, mas precisa qualificar grupo pra título.

Leia o blog Lei em Campo.

ANDRÉ ROCHA

Deve ficar entre Santos e São Paulo, já que Flamengo e Palmeiras estão envolvidos com Libertadores. A tabela parece mais favorável ao time de Jorge Sampaoli, caso a oscilação de momento não se transforme em crise.

Leia o blog do André Rocha.

BOLÍVIA

A briga entre os quatro primeiros é muito boa. Difícil tentar adivinhar quem chega na ponta. Mas como Palmeiras (Libertadores) e Flamengo (Libertadores) estão disputando outros campeonatos importantes que estão afunilando, vou apostar em Santos ou São Paulo. O Peixão ainda tem dois pontos a mais e o Tricolor está crescendo, tomando corpo a cada jogo.

Leia o blog do Bolívia.

JUCA KFOURI

O Flamengo deve acabar como líder porque recebe Palmeiras e Santos no Maracanã e está em franco progresso.

Leia o blog do Juca.

MAURO CEZAR

Santos. Pela vantagem que tem sobre os demais e jogos a disputar, tem maiores chances.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

O Santos deve terminar na liderança, apesar de enfrentar o Flamengo no Maracanã na última rodada. Antes disso, tem Fortaleza (c), Chape (f) e Furacão (c), partidas que permitem sonhar com nove pontos ganhos. O Flamengo é outro concorrente forte. Recebe Santos e Palmeiras, rivais diretos, além de visitar Avaí e Ceará.

Leia o blog do Menon.

PERRONE

Pela primeira vez, darei W.O. na resposta. Antes da parada para a Copa América, o Palmeiras era meu favorito. O cenário mudou, o campeonato ficou mais equilibrado e não consigo fazer previsões.

Leia o blog do Perrone.

PVC

O Santos. Pode vencer o Fortaleza e a Chapecoense fora, também o Athletico em casa e perder do Flamengo. Nesse caso, chega a 41 pontos.

Digamos que o Flamengo vença o Santos, repetindo a lógica das vitórias no Maracanã. Mas faça quatro pontos contra Ceará e Palmeiras, o que pode representar 10 no total. Chega a 40.

O Palmeiras soma nove pontos contra Flamengo e Goiás fora, Fluminense e Cruzeiro em casa. 39.

São Paulo soma oito contra Vasco e Inter fora, Grêmio e CSA em casa.

O Santos tem a tabela teoricamente mais tranquila. Por isso, é o favorito. Mas favorito não é sinônimo de vencedor.

Leia o blog do PVC.

RODRIGO MATTOS

O cenário mais provável é o Santos terminar o primeiro turno como líder. Tem dois confrontos teoricamente mais fáceis diante de Fortaleza e Chapecoense, sem se preocupar com jogos decisivos no meio da semana. Depois, ainda pega um Athletico-PR que não costuma ir bem fora de casa. Seu jogo mais difícil é com o Flamengo no Maracanã, mas, se ganhar os outros três jogos, garante a liderança. Esse, no entanto, é apenas o quadro que ocorrerá nos resultados mais previsíveis. Com quatro times com diferença de dois pontos, qualquer tropeço pode gerar a perda da liderança.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado anteriormente, o Palmeiras está eliminado da Copa do Brasil. O erro foi corrigido.
Ao contrário do informado anteriormente, o São Paulo recebe o Grêmio, e não o Goiás. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Esporte