Topo
Esporte

Do "blefe" à glória em 4 dias, Gabigol "convence" médicos e ajuda Flamengo

Gabigol durante Flamengo x Internacional: jogador atuou os 90 minutos - Thiago Ribeiro/AGIF
Gabigol durante Flamengo x Internacional: jogador atuou os 90 minutos Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
do UOL

Leo Burlá e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/08/2019 15h00

Autor de um dos gols do Flamengo na goleada por 4 a 1 sobre o Vasco, o atacante Gabigol deixou o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, com um incômodo muscular que colocou em risco sua participação no triunfo por 2 a 0 contra o Internacional, ontem (21) pela Libertadores.

Ainda no campo na capital federal, o camisa 9 sentiu as dores, mas permaneceu ate o fim do clássico dos milhões. A partir daí, o jogador iniciou uma jornada pessoal que ganhou ares de novela.

Na reapresentação do grupo, nesta segunda-feira (19), o artilheiro não foi ao campo e fez trabalho de recuperação física ao lado de Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo. A imagem foi inclusive postada no Twitter do clube, mas daria início a uma suspeita que cresceria na sequência.

Até então, a presença do atleta diante do Colorado era considerada líquida e certa, mas o jogo de gato e rato começou na tarde de terça-feira, véspera do jogo, quando o técnico Jorge Jesus não relacionou o goleador. Daí em diante, suspeitas de um blefe do luso, que poderia estar tentando esconder o jogo para o rival.

No dia do duelo, Gabigol ficou concentrado com o elenco e passou por um teste decisivo. Após responder bem, médicos e treinador concluíram que valia a pena apostar.

"Ele saiu desgastado do jogo contra o Vasco. Ele não podia treinar nos últimos dois dias. Hoje (ontem), o técnico e o médico decidiram que valia correr o risco", disse o "Mister".

Apesar do mistério, o técnico colorado, Odair Hellmann, sabia desde cedo que teria de parar o centroavante. No Inter, a possível tática rubro-negra não colou muito, já que a equipe estava montada para todos os cenários possíveis.

Diante da polêmica que foi criada, Jesus disse que pode mudar hábitos no clube, que divulga os jogadores relacionados na véspera. Ele apontou que pode seguir o caminho que adotava em seu país:

"Em Portugal eu só dava a lista convocatória no dia do jogo. Por que faço treino no dia do jogo. Se fizesse isso, não tinha essa questão. Vou talvez passar a fazer assim aqui".

Com ou sem condições ideais, Gabigol não deixou sua marca [perdeu dois gols dento da área], mas ganhou a torcida com seu espírito de luta. Na segunda etapa, levantou a arquibancada ao perseguir insistentemente uma bola que era passada de pé em pé entre os defensores vermelhos.

Por precaução, o atleta será preservado do jogo de domingo diante do Ceará, 19h, no Castelão, pelo Brasileiro. Sem blefe.

Esporte