Topo
Esporte

CBF estuda colocar árbitro assistente dentro de campo, diz Gaciba

Leonardo Gaciba durante participação no "Bem, Amigos" - Reprodução/SporTV
Leonardo Gaciba durante participação no "Bem, Amigos" Imagem: Reprodução/SporTV
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/08/2019 08h15

Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi o convidado especial do "Bem, Amigos", do canal SporTV, de ontem (19). Na atração apresentada por Galvão Bueno, o ex-árbitro falou sobre o futuro da arbitragem brasileira com o VAR.

Questionado sobre o novo papel dos assistentes, Gaciba falou sobre uma ideia que começou a ser testada: auxiliares dentro de campo, ajudando o árbitro principal. O ex-árbitro deixou claro que essa é uma projeção de longo prazo.

"Estamos estudando a possibilidade de colocar os assistentes dentro do campo para acompanhar o ritmo de jogo, algo parecido com o que é feito na NBA. Identificamos que o ritmo de jogo é o que mais mudou nos últimos tempos no futebol. A dificuldade é manter o critério. Testes estão sendo feitos, sem nenhuma proposta oficial, mas a ideia seria continuar com o árbitro principal", disse Gaciba.

Gaciba afirmou que já há um esforço para que haja maior transparência sobre as decisões do árbitro de vídeo para quem está no estádio. "Nos estádios, já é avisado que o lance está em revisão. Aí, dentro da possibilidade de cada estádio, vamos passar a avisar o motivo da revisão. Eu não posso passar replays em telões nos estádios que têm, mas nós queremos passar o lance conclusivo, que levou à decisão", declarou.

Mais uma ideia para o futuro --mais próximo-- é a formação de um quadro de árbitros especializados na função de assistentes de vídeo."Eu tenho árbitros que não têm a melhor performance dentro de campo, mas têm boa performance como árbitro de vídeo. Então, a gente começa a formar um quadro de árbitro de vídeo", disse.

Esporte