Topo
Esporte

Comitês nacionais creem que Tóquio-2020 resolverá problemas de calor e qualidade da água

20/08/2019 11h16

Por Jack Tarrant

TÓQUIO (Reuters) - Preocupações com o calor intenso e a qualidade da água atormentaram os organizadores da Tóquio-2020 nas últimas semanas, mas delegados presentes a um seminário de chefes de missão realizado nesta terça-feira disseram ter confiança de que os anfitriões encontrarão soluções antes da Olimpíada do ano que vem.

A visita de três dias dos Comitês Nacionais Olímpicos (CONs), que inclui uma atualização de progresso e uma turnê dos locais de competição, ocorre depois de eventos de teste ressaltarem problemas em potencial para os Jogos, que começam no dia 24 de julho de 2020.

Temperaturas em elevação mataram ao menos 57 pessoas em todo o Japão desde o final de julho, enfatizando o possível risco à saúde de atletas e torcedores.

No evento de teste do triatlo da semana passada, a entidade organizadora do esporte reduziu a distância do trecho de corrida da prova feminina devido à preocupação com o calor.

O trecho de natação do paratriatlo de sábado foi cancelado devido à descoberta de níveis altos de bactéria E.coli nas águas da Baía de Tóquio.

Mas o chefe de missão, Pieter van den Hoogenband, holandês dono de três medalhas de ouro olímpicas de natação, disse que os comitês nacionais confiam na capacidade da Tóquio-2020 para superar as dificuldades.

"É claro que sabemos que existem alguns problemas com o calor, mas no geral, para todas as várias equipes, estas são as circunstâncias e temos que lidar com elas", disse Van den Hoogenbrand, que representou os CONs durante uma visita ao Estádio Olímpico nesta terça-feira.

"Atletas de ponta sabem que têm que competir em qualquer circunstância."

Esporte