Topo
Esporte

Corinthians encara dilema com volta de Ralf após brilho de Gabriel

Ralf volta a ficar à disposição após sete jogos, mas deve ficar no banco de reservas hoje, na Arena - Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Ralf volta a ficar à disposição após sete jogos, mas deve ficar no banco de reservas hoje, na Arena Imagem: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
do UOL

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

17/08/2019 04h00

O último jogo de Ralf pelo Corinthians foi em 14 de julho, na vitória fora de casa sobre o CSA que marcou a retomada do Campeonato Brasileiro depois da pausa para disputa da Copa América. Depois disso ele ficou afastado por causa de uma lesão muscular na coxa direita e só volta a ficar à disposição do técnico Fábio Carille hoje, contra o Botafogo, pela 15ª rodada da competição. O problema é que Gabriel, substituto do titular, não só foi bem, como se tornou um dos principais jogadores do time neste período. E agora?

A tendência, até pela falta de ritmo de jogo após 34 dias fora, é que Ralf comece no banco hoje. Mas na próxima quinta-feira tem jogo importante contra o Fluminense, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, e podem pesar a favor os 422 jogos e oito títulos pelo Corinthians. Fato é que agora o técnico Fábio Carille e sua comissão têm um dilema para resolver e algumas soluções possíveis:

  • Aproveitar a boa fase e manter Gabriel como titular;
  • Promover o retorno de Ralf, que era o titular antes;
  • Revezar Gabriel e Ralf, dependendo do adversário;
  • Mudar o esquema 4-1-4-1 para 4-2-3-1 e escalar ambos.

O papel de Gabriel na sequência invicta de oito partidas após a parada foi o de corrigir alguns problemas que o time vinha apresentando, principalmente ao qualificar a saída de bola. O substituto de Ralf é mais rápido e móvel e, ao contrário do companheiro, que tem a marcação firme como principal virtude, Gabriel compensa na antecipação da jogada. Foi graças a esta mudança que o Corinthians conseguiu subir a marcação, ou seja, apertar os jogadores adversários em seu campo e antes de receberem o passe.

Gabriel, volante do Corinthians - Ms+Sports/ONE9 Content - Ms+Sports/ONE9 Content
Gabriel tem só 12 jogos na temporada, oito após a parada da Copa América
Imagem: Ms+Sports/ONE9 Content

Nos bastidores do clube, há quem diga que o camisa 5 apresenta em 2019, terceira temporada no clube, sua "melhor versão".

Ele ajuda a promover uma marcação alta, intensa, para retomar a posse de bola cada vez mais cedo e criar chances de gol. Não é à toa que o ataque do time melhorou. Gabriel também ajuda em outro aspecto importante: desafogar a zaga iniciando transição ofensiva, ou seja, afastar o perigo da defesa, mas já colocar a bola no ataque. Ralf prefere os passes de segurança.

São meras características de jogo, e cada uma faz sentido diante de um modelo. Além disso, Ralf já se provou vencedor e peça importante nessas conquistas e cabe a Fábio Carille a escolha, seja hoje ou quinta-feira.

O Corinthians vem de oito jogos sem derrotas na temporada (cinco vitórias e três empates) e tenta subir na tabela hoje, basta vencer o Botafogo.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS x BOTAFOGO

Data e hora: 17/08/2019 (sábado), às 17h (horário de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Competição: Campeonato Brasileiro, 15ª rodada
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Alex dos Santos (SC)
Árbitro de vídeo: Heber Roberto Lopes (SC)

BOTAFOGO: Gatito, Marcinho, Marcelo, Gabriel e Gilson; Cícero, Bochecha e Rickson; Rodrigo Pimpão (Lucas Campos), Luiz Fernando e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca.

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Gil, Manoel e Carlos Augusto; Gabriel; Pedrinho, Júnior Urso, Mateus Vital (Sornoza) e Clayson; Vagner Love. Técnico: Fábio Carille.

Esporte