Topo
Esporte

Piloto homenageado por salvar voo já transportou seleção russa de patinação

Tripulação do voo da Ural Airlines na partida entre Ural e Krylya Sovetov - Reprodução/Ural FC
Tripulação do voo da Ural Airlines na partida entre Ural e Krylya Sovetov Imagem: Reprodução/Ural FC
do UOL

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

17/08/2019 12h51

Na última quinta-feira (15), o piloto Damir Yusupov se tornou um herói ao pousar emergencialmente o Airbus 321 da Ural Airlines em um milharal na Rússia após a aeronave se chocar com pássaros logo depois da decolagem em Moscou. Desde então, o profissional e sua tripulação vêm recebendo diversas homenagens no mundo do esporte e já até entraram em campo num jogo de futebol. O que muitos ainda não sabem é que o comandante transportou atletas da tradicional seleção russa de patinação.

Yusupov tem cerca de três mil horas de voos e já pilotou voos com personalidades ilustres na Rússia. Entre eles estão o time de hóquei no gelo Ak Bars, a equipe de futebol Rubin, de Kazan, além da seleção de patinação artística da Rússia.

Desde que as 233 pessoas presentes no voo chegaram em terra firme em segurança, diversas ações estão sendo realizadas na Rússia para homenagear comandante, copiloto e comissários de bordo responsáveis pelo já chamado "Milagre de Ramensk", nome do local do pouso.

Na manhã de hoje, a tripulação entrou em campo antes da partida entre Ural e Krylya Sovetov, válida pelo Campeonato Russo, em Ekaterimburgo, e recebeu uma grande homenagem, com direito a aplausos de toda a torcida presente. Eles ganharam presentes e fizeram parte da foto oficial do confronto.

Além disso, a Liga Russa anunciou que todos os jogos da sexta rodada devem começar com um minuto de aplausos em homenagem aos profissionais que trabalharam no avião da Ural Airlines.

O Airbus 321 da Ural Airlines seguia para Simferopol, na Crimeia, quando se chocou com um bando de gaivotas pouco após a decolagem, avariando os motores. Os pássaros foram sugados pelas turbinas; e a tripulação se viu obrigada a fazer o pouso forçado.

O avião aterrissou com motores desligados e o trem de pouso recolhido numa plantação de milho, segundo disseram autoridades russas.

Esporte