Topo
Esporte

Grêmio empata no fim, e Palmeiras perde vice-liderança do Brasileirão

do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/08/2019 22h54

Em uma espécie de prévia das quartas de final da Libertadores, Palmeiras e Grêmio empataram na noite de hoje (17), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo fora de casa, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, os comandados de Felipão tiveram boa atuação defensiva e anularam a equipe de Renato Gaúcho durante boa parte do jogo. Uma bomba de longa distância, já no apagar das luzes, salvaria os gaúchos da derrota. No fim, 1 a 1, com gol de Dudu para os alviverdes e David Braz para os tricolores.

Com o resultado, o Palmeiras foi para 30 pontos e perdeu a segunda posição para o Flamengo, que venceu o Vasco mais cedo e tem a mesma pontuação, mas aparece com uma vitória a mais. A distância para o líder Santos é de dois pontos, mas o time da Baixada Santista ainda joga nesta rodada - visita o Cruzeiro amanhã (18).

O Grêmio, sem vencer há cinco jogos no Brasileirão, segue flertando com o pelotão da parte debaixo da tabela. Hoje com 18 pontos e na 12ª posição, o time gaúcho pode encerrar a rodada a apenas quatro pontos do 17º colocado.

Grêmio e Palmeiras voltam a se enfrentar já nesta próxima terça-feira, às 21h30, também na Arena do Grêmio, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Pelo Campeonato Brasileiro, os gaúchos recebem o Athletico Paranaense no sábado que vem. Os paulistas enfrentam o Fluminense na próxima rodada, mas a partida foi adiada para 10 de setembro.

Melhor em campo: Dudu

Único titular do Palmeiras escalado por Felipão entre os jogadores do meio para a frente, Dudu mostrou o porquê de não ser poupado: o camisa 7, esbanjando boa condição física, é peça-chave para a equipe alviverde. Puxou diversos contra-ataques, infernizou a defesa gaúcha e, em belo lance para cima de David Braz, foi o responsável por fazer o gol palmeirense.

Grêmio: reservas deixaram a desejar

O técnico Renato Gaúcho não conseguiu fazer nenhum setor de sua equipe encaixar no jogo de hoje. A defesa teve muita dificuldade para frear os contra-ataques do Palmeiras. O meio de campo tocou, tocou e tocou a bola, mas ou errava passes ou era desarmado pelos alviverdes. A consequência foi um ataque praticamente isolado. Restaram justamente os chutes de longe como alternativa. E foi em uma dessas pancadas de fora da área que David Braz empatou a partida.

Palmeiras: (quase) perfeito em sua proposta

Sem pretensão de ditar o ritmo do jogo, o Palmeiras de Felipão armou uma retranca para lá de perfeita. Mesmo tomando uma lavada do Grêmio no quesito posse de bola, a equipe paulista praticamente não correu riscos do ponto de vista defensivo, salvo pelos chutes de fora da área do adversário (e principalmente o fatal de David Braz). Dudu e Hyoran mostraram-se ótimas válvulas de escape para os contra-ataques alviverdes.

Cronologia do jogo

As propostas dos dois times ficaram evidentes desde o início da partida. E quem se deu melhor foi o Palmeiras, que, mesmo com pouca posse de bola, era quem mais incomodava a defesa adversária. Aos 13 minutos, a recompensa: em contra-ataque fulminante, Hyoran encontrou Dudu pela direita. O atacante puxou para dentro deslocando David Braz e bateu cruzado sem chance de defesa para Júlio César, abrindo o placar para os visitantes.

Precisando ainda mais balançar as redes alviverdes, o Grêmio enfrentou muita dificuldade para furar a boa retranca do Palmeiras. Somente chutes de média e longa distância é que o time gaúcho conseguia concluir. Mas foi a equipe alviverde, com contra-ataques finalizados por Hyoran e Borja, quem mais se aproximou do segundo gol da partida.

Ainda no primeiro tempo, o Palmeiras até conseguiu ampliar o placar, mas o tento foi anulado por impedimento. Borja, em posição irregular, foi acionado por Dudu pela direita e cruzou na medida para Hyoran, que cabeceou colocado para o fundo das redes.

Para o segundo tempo, Renato Gaúcho tentou mudar o cenário da partida ao voltar do intervalo com Patrick no lugar de Darlan. A equipe tricolor, porém, pouco aumentou sua periculosidade frente ao Palmeiras - cujo lateral-direito, Mayke, se machucou e precisou ser substituído por Marcos Rocha.

Quem também se machucaria ao longo da etapa complementar seria Léo Moura, dando vaga ao atacante Luciano. O Grêmio, definitivamente, lançava ali mão de todas suas cartas na tentativa de ao menos empatar a partida. Felipão respondeu trocando Dudu por Ramires.

Nos minutos finais, o Grêmio intensificou a blitz nas proximidades da grande área palmeirense. E, em bomba de fora da área do zagueiro David Braz já no apagar das luzes, os donos da casa anotaram um golaço e evitaram a derrota em sua arena.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 1 PALMEIRAS

Data: 17 de agosto de 2019, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Competição: Campeonato Brasileiro, 15ª rodada
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Público/renda: 12.897 pagantes / R$ R$ 485.858
Gols: Dudu, aos 30' do primeiro tempo; David Braz, aos 42' do segundo tempo

Grêmio: Júlio César; Léo Moura (Luciano), Paulo Miranda, David Braz e Bruno Cortez; Rômulo e Darlan (Patrick); Pepê, Thaciano e Luan (Everton); Diego Tardelli. Técnico: Renato Gaúcho.

Palmeiras: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Antônio Carlos, Gustavo Gómez e Victor Luís; Thiago Santos e Matheus Fernandes (Bruno Henrique); Hyoran, Raphael Veiga e Dudu (Ramires); Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Esporte