Topo
Esporte

Palmeiras aposta em mistão contra Grêmio, mesmo há cinco jogos sem vencer

Hyoran pode ganhar chance no time titular do Palmeiras contra o Grêmio - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Hyoran pode ganhar chance no time titular do Palmeiras contra o Grêmio Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras
do UOL

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

17/08/2019 04h00

O Palmeiras tem pela frente o desafio de voltar a vencer no Campeonato Brasileiro após cinco rodadas seguidas sem somar três pontos. Mas, mesmo com essa sequência incômoda e a perda da liderança para o Santos, o técnico Luiz Felipe Scolari apostará em um time misto para a partida de hoje contra o Grêmio, às 21h, em Porto Alegre.

Alguns jogadores, como Luiz Adriano e Gustavo Scarpa, serão preservados já visando a partida da terça-feira (20), também contra o Grêmio, pela ida das quartas de final da Libertadores. Além disso, Felipão tem vários desfalques forçados: Felipe Melo, Diogo Barbosa e Zé Rafael estão suspensos, enquanto Vitor Hugo e Willian ficam fora por problemas físicos.

Desde a parada da Copa América, quando ainda liderava o Brasileiro, o Palmeiras não venceu mais na competição. Desde então, foram quatro empates (contra São Paulo, Vasco, Corinthians e Bahia) e uma derrota (para o Ceará). Hoje, o time está três pontos atrás do líder Santos.

Apesar da série sem vitórias, que não acontecia desde 2015, o discurso no alviverde é de manter a cabeça no lugar. Assim como ninguém cantava vitória quando a equipe liderava com folga nas primeiras rodadas, a postura agora é de lembrar que ainda falta muito tempo para o campeonato acabar, e de mostrar confiança de que o time brigará pelo título até o final.

Com várias baixas, especialmente no setor ofensivo, Felipão pode até mudar o sistema do Palmeiras e testar um 4-4-2 com dois atacantes mais centralizados, como ensaiou durante a semana. A tendência, porém, é manter de início o sistema com dois pontas e um centroavante. Neste caso, Dudu e Hyoran surgem como os principais candidatos pelos lados, com Borja e Deyverson disputando o comando do ataque.

No meio-campo, Thiago Santos substitui Felipe Melo. Caso opte por poupar Bruno Henrique, Felipão já tem novamente à disposição o volante Ramires, recuperado de lesão na coxa. Por fim, na lateral, Victor Luís é o substituto natural de Diogo Barbosa. O Grêmio, aliás, também deve escalar uma equipe recheada de reservas, de olho no duelo pela Libertadores daqui a três dias.

FICHA TÉCNICA

Grêmio x Palmeiras

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 17 de agosto de 2019 (sábado)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Silbert Faria Sisquim (RJ)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Grêmio: Júlio César; Léo Moura, Paulo Miranda, David Braz e Darlan; Rômulo, Thaciano, Rafael Galhardo, Luan e Pepê; Diego Tardelli. Técnico: Renato Gaúcho

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Victor Luís; Thiago Santos, Bruno Henrique (Ramires) e Raphael Veiga (Lucas Lima); Dudu, Hyoran (Deyverson) e Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Esporte