Topo
Esporte

Bruno Alves explica como reforços deixam São Paulo com "cara europeia"

Zagueiro Bruno Alves treina com o São Paulo no CT da Barra Funda - Marcello Zambrana/AGIF
Zagueiro Bruno Alves treina com o São Paulo no CT da Barra Funda Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
do UOL

Arthur Sandes, Flavio Latif e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

17/08/2019 04h00

A expectativa do São Paulo com Daniel Alves e Juanfran aumenta a cada dia que a dupla treina no CT da Barra Funda. Segundo o zagueiro Bruno Alves revela em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o elenco já vê na convivência com os reforços um "tempero europeu" que vira assunto até entre os próprios jogadores.

"Durante a semana, o Dani Alves já conversou bastante com a gente para arrumar posicionamento. Ele pede muita compactação das linhas, para todo o mundo jogar junto. É muito legal, e a gente vai evoluindo junto com eles, que vão acrescentando coisas", afirma o zagueiro, listando características de um jogo que virou quase obrigatório na Europa: atuação coletiva coesa e marcação justa.

"Juanfran é outro excelente profissional. Vamos percebendo nos treinamentos, pegando entrosamento. Vemos coisas nele que são nítidas que o futebol europeu oferece", explica Bruno Alves, fazendo até certo mistério para não entregar as jogadas do novo companheiro. "A gente até comenta 'cara, isso que ele faz é muito do futebol europeu'. São lances de ir ao fundo, ter umas jogadas particulares? Também não posso falar, porque talvez seja uma surpresa", ri o defensor.

A dupla de reforços foi anunciada pelo São Paulo com dois dias de diferença, no começo deste mês. Se muito torcedor se surpreendeu, Bruno Alves conta que ele próprio se espantou com as contratações. "Sim, me surpreendi. Eu estava em casa brincando com meu filho, peguei o celular e tinha um monte de mensagens de pessoas perguntando 'fechou mesmo?'", relata o defensor, que vê o elenco são-paulino valorizado principalmente pela chegada de Daniel Alves.

"Realmente fiquei surpreso, porque ele [Dani Alves] saiu da Copa América sendo o melhor jogador e com propostas de grandes clubes europeus. Ele escolheu o São Paulo, então, ficamos felizes e nos sentimos valorizados com a escolha dele. Estamos aqui tentando dar todo o suporte para ele manter o nível dele e nos ajudar bastante", explica Bruno Alves.

Bruno Alves - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Animado com reforços, zagueiro vê São Paulo evoluindo junto com Dani Alves e Juanfran
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Confira mais respostas de Bruno Alves:

O que muda com os dois reforços?

"Qualquer time do Brasil queria um Juanfran e um Daniel Alves. Então estamos felizes de tê-los ao nosso lado. Vão agregar em vários aspectos: com mais jogos, mais sequência, eles vão render ainda mais. Espero que possam fazer uma grande partida neste domingo também [contra o Ceará, pelo Brasileirão]."

Os nomes de peso aumentam a pressão sobre o São Paulo?

"Eles agregam em termos de grupo e de qualidade. As equipes que enfrentam o São Paulo já nos respeitam naturalmente, pela instituição e pela história que o São Paulo tem no futebol mundial. Então, são mais dois jogadores de qualidade que chegam para agregar e ajudar."

O simbolismo da contratação de Dani Alves

"Sabemos que a história do São Paulo nos proporciona isso: pela grandeza do clube e da instituição, jogadores gabaritados podem chegar a qualquer momento. Lógico que é diferente para nós jogadores, a sensação é diferente, mas na história do São Paulo sempre houve contratações assim. Estamos felizes pelo clube voltar a este patamar, também por poder trabalhar com alguém do nível do Daniel Alves."

Ambição no Campeonato Brasileiro

"Todo campeonato em que o São Paulo entra, é para brigar na parte de cima da tabela. Então temos que ter humildade e continuar trabalhando, buscar evolução a cada jogo até as últimas rodadas, quando o campeonato se define, para estar nas primeiras posições e dar uma arrancada na briga pelo título."

Esporte