Topo
Esporte

Convocado, Ivan pegou pênalti contra Corinthians e já deu título à seleção

do UOL

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

16/08/2019 10h52

O técnico Tite convocou hoje (16) a seleção brasileira para os amistosos contra Colômbia e Peru, que acontecem nos Estados Unidos, em setembro. Entre os nomes da lista, está um não muito conhecido, mas que já foi herói de um título para a base da equipe nacional e brilhou em sua 'estreia pra valer' no profissional em jogo contra o Corinthians: Ivan, jovem goleiro de apenas 22 anos e que atualmente disputa a Série B com a camisa da Ponte Preta.

Revelado pelo próprio clube campineiro, Ivan estreou no profissional no fim de 2016, quando jogou por alguns minutos na vitória sobre o Coritiba, pela última rodada do Brasileiro. Mas, de fato, sua carreira no time de cima começou mesmo no início do ano passado, quando barrou o experiente Aranha na pré-temporada e teve uma estreia inesquecível diante do Corinthians.

Em jogo da primeira rodada do Campeonato Paulista 2018, Ivan defendeu um pênalti de Jadson, já no segundo tempo, e foi decisivo para manter o placar de 1 a 0 e assim dar a vitória para a Ponte Preta na estreia do Estadual. Depois disso, não saiu mais do gol: foram 62 partidas - todas como titular - na temporada passada, incluindo todas as 38 da Série B do Brasileiro.

O goleiro Ivan, da Ponte Preta, durante jogo contra o Corinthians - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Em 2019, Ivan viveu mais momentos de glória. Convocado para a seleção pré-olímpica para a disputa do tradicional Torneio de Toulon, na França, ele foi o titular de André Jardine e acabou brilhando especialmente na decisão, contra o Japão. Depois de empate no tempo normal, Ivan defendeu a cobrança que deu o título da competição ao Brasil.

A convocação de Ivan acontece um dia após mais uma boa atuação do goleiro na Série B. A Ponte Preta venceu o Figueirense por 1 a 0, em pleno Orlando Scarpelli, e alcançou a quarta posição da competição. No caminho de volta para São Paulo, ainda em Santa Catarina, Ivan foi aplaudido já dentro do avião pelos companheiros e por outros passageiros presentes no voo (veja vídeo abaixo).

"Não dá nem pra acreditar! Esperava a convocação pra seleção olímpica, mas para defender a seleção principal? É uma sensação única, estou muito emocionado! Agradeço demais não só ao Tite e à CBF, mas a todos os que acreditaram em mim: a Ponte Preta, minha família, meus amigos, a todos e a Deus", disse o goleiro.

Na coletiva, o técnico Tite explicou que convocou o jogador porque ele vem chamando atenção pela boa performance e conquistou um espaço 'para formação' dentro da seleção. "Estou chamando o Ivan dentro da ótica dos amistosos de usar atletas mais jovens para se consolidar, trazer bons atletas jovens no sentido de formação, de crescimento", afirma.

Tite mantém Neymar e convoca Bruno Henrique e Vinicius Júnior

UOL Esporte

Confira a lista de convocados:

Goleiros

Ederson - Manchester City
Ivan - Ponte Preta
Weverton - Palmeiras

Laterais

Fagner - Corinthians
Jorge - Santos
Daniel Alves - São Paulo
Alex Sandro - Juventus

Zagueiros

Thiago Silva - PSG
Éder Militão - Real Madrid
Samir - Udinese
Marquinhos - PSG

Meio-campo

Casemiro - Real Madrid
Allan - Napoli
Fabinho - Liverpool
Arthur - Barcelona
Philippe Coutinho - Barcelona
Lucas Paquetá - Milan

Atacantes

David Neres - Ajax
Neymar - PSG
Richarlison - Everton
Roberto Firmino - Liverpool
Bruno Henrique - Flamengo
Vinicius Júnior - Real Madrid

Esporte