Topo
Esporte

Enderson: Ceará teve 'ajustes' após Palmeiras surpreender com titulares

Enderson Moreira, técnico do Ceará - Kalyne Lima/cearasc.com
Enderson Moreira, técnico do Ceará Imagem: Kalyne Lima/cearasc.com
do UOL

Do UOL, em Santos (SP)

22/07/2019 16h10

A expectativa para o duelo do último sábado, entre Ceará e Palmeiras, no Castelão, era que o Alviverde iria a campo com uma equipe alternativa, já pensando no confronto de amanhã, contra o Godoy Cruz-ARG, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Porém, o técnico Luiz Felipe Scolari surpreendeu e escalou um time titular para encarar os cearenses.

Em entrevista concedida na tarde de hoje, dois dias após o triunfo por 2 a 0, o técnico do Ceará, Enderson Moreira, admitiu que não esperava o Palmeiras com os titulares. De acordo com o treinador, foram necessários alguns ajustes antes do apito inicial.

"Foi uma surpresa para nós, porque até a imprensa toda dava como certa a escalação de uma equipe reserva ou alternativa. A preocupação era enorme porque, de qualquer forma, são atletas de muita qualidade que poderíamos enfrentar. Quando veio a confirmação do time titular, conversei com os atletas, fizemos um pequeno ajuste por característica de jogadores. Mas estávamos muito bem preparados para o confronto, muito focados no que era preciso fazer", analisou Enderson Moreira em entrevista ao canal SporTV.

"O Palmeiras, independente da equipe, consegue manter o ritmo muito forte, a marcação muito firme, principalmente no nosso campo ofensivo. Então, a gente acabou só fazendo alguns ajustes e motivando muito os atletas, porque a gente percebeu que, além deles nos respeitarem muito, estavam respeitando o Brasileiro, que é um dos campeonatos mais difíceis do mundo pelo nível de competitividade, pelo número de equipes que brigam pelo título", acrescentou.

Para Enderson Moreira, o grande mérito do Ceará na partida foi aproveitar as chances que construiu, ao contrário do Palmeiras, que não conseguiu ser eficiente.

"Para nós, foi um resultado maravilhoso, diante de uma equipe que dispensa comentários, extremamente qualificada, treinador multicampeão. Ficamos felizes porque sabíamos das dificuldades, mas sem dúvida nenhuma, avaliando o jogo, fomos mais efetivos. No momento da finalização conseguimos bloquear, eles se equivocaram em uma outra situação. Futebol é eficiência, tivemos essa eficiência e conseguimos os três pontos que nos ajudarão muito na sequência do campeonato", declarou o treinador.

Apesar da vitória sobre o líder e até então invicto Palmeiras, Enderson Moreira tratou de manter os atletas com os pés no chão.

"Eu já estou disputando o Brasileiro há anos, no futebol há mais de 20 anos, não existe jogo fácil, jogo impossível de ser vencido. Não existe adversário imbatível, o que sempre prego é encarar cada jogo da melhor forma possível. Tenho uma conduta com os atletas de não me exaltar muito quando temos bons resultados. Estou muito feliz pelos três pontos, mas já estou pensando no internacional. Assim como quando a gente perde, não acho que a equipe é muito pior do que temos executado. Tem que ter equilibro para avaliar não só em termos de resultado, mas também atuações e desempenho", disse.

"Ainda temos coisas pra corrigir e serem trabalhadas, o campeonato é muito difícil. A qualquer instante você pega sequência de bons resultados e pode colar no bloco da frente, enquanto uma sequência ruim pode cair muito. Pra quem conhece o Brasileiro, é muito arriscado fazer qualquer tipo de afirmação. Os anos anteriores deram inúmeras lições do quanto é difícil, disputado, as equipes têm muita dificuldade para vencer os jogos", completou.

Com a vitória sobre o Palmeiras, o Ceará chegou aos 14 pontos e pulou para o 13º lugar da tabela. O time comandado por Enderson Moreira volta a campo no próximo sábado, às 19h (de Brasília), quando visita o Internacional no Beira-Rio, pela 12ª rodada da Série A.

Esporte