Topo
Esporte

Organizadores da Volta da França planejam lançar versão feminina da prova

19/07/2019 12h18

Por Julien Pretot

PAU, França (Reuters) - Os organizadores da Volta da França anunciaram nesta sexta-feira que planejam lançar uma versão feminina da prova mais prestigiosa do ciclismo mundial.

Uma autoridade graduada da Amaury Sport Organisation (ASO) disse à Reuters que a entidade está criando um grupo dedicado ao desenvolvimento do ciclismo feminino.

Além das provas femininas clássicas de Liège-Bastogne-Liège e Flecha Valona, a ASO também organiza La Course by Le Tour, prova que acontece no mesmo dia de uma etapa da Volta da França todos os anos desde 2014.

Depois de organizar o evento ao longo de dois dias --uma etapa de montanha seguida de uma prova contra o relógio--, em 2017, a ASO recuo e decidiu realizar a corrida em um único dia.

A holandesa Marianne Vos, ganhadora de diversas provas, venceu a edição de 2019 em Pau nesta sexta-feira com uma arrancada devastadora na última subida ao final do trajeto de 121 quilômetros.

A tricampeã mundial de ciclismo de estrada venceu quatro etapas do Giro Rosa, a maior competição do ciclismo feminino.

Embora tenha sido chamada muitas vezes de versão feminina do Giro de Itália, o Giro Rosa não está a cargo da mesma organização, já que a Epinike Associazione Sportiva Dilettantistica não tem ligação com a RCS – a proprietária da corrida masculina.

"Estamos montando um grupo para desenvolver o ciclismo feminino dentro da ASO", disse o funcionário da entidade, que não quis ser identificar, à Reuters.

"Não podemos fazer uma Volta da França feminina ao mesmo tempo em que a masculina porque seria impossível logisticamente. A Volta cresceu tanto e é tão grande que fazer duas corridas ao mesmo tempo não seria factível".

Esporte