Topo
Esporte

Brasileira conquista seu quarto ouro mundial em águas abertas

17/07/2019 12h15

Yeosu, Coreia do Sul, 17 Jul 2019 (AFP) - A brasileira Ana Marcela Cunha, uma das grandes estrelas da natação em águas abertas, conquistou seu quarto título mundial e a décima medalha em Mundiais, nesta quarta-feira (17), na Coreia do Sul, ao garantir o ouro nos cinco quilômetros de Gwangju-2019.

A nadadora de Salvador, de 27 anos, terminou a prova nas águas de Yeosu com um tempo de 57 minutos e 56 segundos, um segundo à frente da francesa Aurélie Muller, que já foi vice-campeã nesta distância há dois anos, em Budapeste.

A medalha de bronze foi para a americana Hannah Moore.

"Com esta vitória, Ana Marcela se torna a maior campeã da história das maratonas aquáticas (em Mundiais), superando a holandesa Edith Van Dijik, que tinha exatamente as mesmas nove medalhas que Ana Marcela antes da prova de hoje: três ouros, duas pratas e quatro bronzes", destacou a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em sua conta no Twitter.

Seus três outros ouros foram conquistados na mesma distância, nos 25 quilômetros em águas abertas em Xangai-2011, Kazan-2015 e Budapeste-2017.

A prova dos 25 quilômetros em águas abertas de Gwangju-2019 será no sábado, quando Ana Marcela Cunha defenderá seu título mundial.

A distância de cinco quilômetros em águas abertas não faz parte do programa olímpico, por isso não valeu passagens para Tóquio-2020.

No último fim de semana, Ana Marcela Cunha terminou em quinto a prova dos dez quilômetros, a única distância olímpica em águas abertas. Com isso, qualificou-se para a competição no Japão no próximo ano.

Para o Brasil, esta foi a primeira medalha no Mundial de Esportes Aquáticos, que começou na sexta-feira passada e vai até dia 28 deste mês.

bur/dr/psr/mr/tt

Esporte