Topo
Esporte

Grêmio bate Bahia com golaço e vai à semifinal da Copa do Brasil

do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/07/2019 21h16

O Grêmio venceu o Bahia por 1 a 0 hoje (17), na Arena Fonte Nova, e está na semifinal da Copa do Brasil 2019. Um golaço de Alisson selou o placar e deu a classificação ao time gaúcho, já que as duas equipes haviam empatado por 1 a 1 no primeiro confronto. A equipe baiana ainda atuou com um jogador a menos em parte do segundo tempo após expulsão de Moisés.

Agora, o Tricolor enfrentará o Athletico Paranaense, que venceu o Flamengo nos pênaltis, após empatar por 1 a 1 no tempo normal.

Quem foi bem: Alisson

alisson - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Foi um golaço. Alisson recebeu belo passe de Matheus Henrique, que merece menção honrosa e elogios pela assistência, e driblou dois marcadores antes de chutar e balançar a rede.

Em mais uma boa jogada individual, o meio-campista foi derrubado por Moisés na entrada da área. O árbitro Braulio da Silva Machado inicialmente apitou pênalti, mas teve de rever o lance no monitor do VAR antes de constatar que houve falta fora da área - cobrada por Luan, que chutou para fora. O jogador do Bahia foi expulso.

Quem foi mal: Ramires

Moisés também merecia este posto, mas Ramires teve atuação omissa no meio-campo do Bahia e foi muito criticado pela torcida.

Confronto pegado

Os 45 minutos iniciais já não deixavam dúvidas sobre a importância que o confronto tinha para as duas equipes. Em mais um jogo pegado e nervoso, a exemplo do que foi a partida de ida, cada disputa de bola tinha uma carga extra de intensidade.

O Grêmio chegou a perder o controle do jogo, mas ganhou chances no contra-ataque. O obstáculo era a dificuldade para aproveitá-las.

Artur até tenta conduzir Bahia, mas erra

Levando em conta sua vontade, o atacante foi um dos destaques positivos do Bahia hoje, mas sofreu com a falta de pontaria e sorte. Aos 34 do primeiro tempo, o goleiro Douglas deu o chutão de ligação, Gilberto escorou de cabeça, e Artur chutou para fora. Pouco depois, aos 45, ele finalizou bem com a perna esquerda e viu Paulo Victor defender com tranquilidade.

André perde grande chance

O Grêmio podia ter obtido a vantagem no placar mais cedo, mas André desperdiçou grande oportunidade aos 42 do primeiro tempo. Em linda jogada, Jean Pyerre limpou a marcação com categoria e tocou para o colega, que chutou para fora.

E o Cebolinha?

cebolinha - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O jogador que conquistou a torcida brasileira na Copa América e despertou interesse de outras equipes (como o Arsenal, da Inglaterra) teve atuação discreta. Everton Cebolinha ainda se mostrou nervoso demais aos 26 do segundo tempo, quando fez falta em Gregore, recebeu cartão amarelo e reclamou bastante com o árbitro.

Que mergulho!

Aos oito minutos do primeiro tempo, Paulo Victor foi pressionado por Elber no ataque e teve de proteger a bola. O que ninguém entendeu direito foi o salto que ele deu para fora do campo - teria sido uma tentativa de cavar a falta?

Roger Machado x Grêmio

O técnico do Bahia nunca havia sido derrotado pelo Grêmio desde que deixou o clube em setembro de 2016. De lá para cá, antes de hoje, foram três confrontos entre o técnico e o Tricolor Gaúcho: vitória no comando do Palmeiras, um triunfo pelo time baiano na sétima rodada no Brasileirão deste ano e o empate por 1 a 1 no jogo de ida da Copa do Brasil.

A vitória gremista, enfim, veio hoje.

Recorde na Fonte Nova

fonte nova - Felipe Oliveira / EC Bahia - Felipe Oliveira / EC Bahia
Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Os 46.341 torcedores que pagaram para ver a partida constituíram um novo recorde. Este foi o maior público da Fonte Nova em jogos entre clubes desde que o estádio foi reconstruído e passou a ser uma arena.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 17 de julho de 2019, às 19h15 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (Bahia)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Bruno Raphael Pires (GO)
Cartões amarelos: Elton, Gilberto, Fernandão, Gregore (Bahia); Kannemann, Maicon, Everton, Renato Gaúcho, Matheus Henrique (Grêmio)
Cartão vermelho: Moisés (Bahia)
Gol: Alisson, aos 19 minutos do segundo tempo (Grêmio)
Público pagante: 46.341
Renda: R$1.349.590,50

BAHIA: Douglas; Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Elton (Shaylon), Ramires (Fernandão) e Gregore; Elber (Arthur Caíke), Gilberto e Artur
Técnico: Roger Machado

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Romulo), Matheus Henrique e Jean Pyerre (Luan); Alisson (Pepê), André e Everton
Técnico: Renato Gaúcho

Esporte