Topo
Esporte

Brasileiros e 4º mais caro da história lideram "novo" Atlético de Madri

Felipe (à esquerda) começa trabalhos na pré-temporada no Atlético de Madri - Reprodução/Site Atlético de Madri
Felipe (à esquerda) começa trabalhos na pré-temporada no Atlético de Madri Imagem: Reprodução/Site Atlético de Madri
do UOL

Rodrigo Garcia

Do UOL, em São Paulo

15/07/2019 12h00

Após várias temporadas mantendo praticamente o mesmo elenco, o Atlético de Madri iniciou uma reformulação na equipe ao final da última temporada. Entre as apostas do técnico Diego Simeone estão o quatro jogador mais caro da história, o português João Félix, e os brasileiros Felipe, ex-Corinthians, e Renan Lodi, contratado junto ao Athletico Paranaense.

As saídas

Deixaram o elenco nomes consagrados como Juanfrán, Diego Godín e Filipe Luis, que fizeram parte da histórica campanha que levou o Atlético de Madri a disputar o título da Liga dos Campeões na temporada 2013/2014, quando a equipe acabou superada pelo Real Madrid. O clube também perdeu Antoine Griezmann, considerado a principal referência técnica do clube nas últimas temporadas.

Também deixaram o clube, ainda, atletas apontados como bons talentos para o futuro, como o meio-campista Rodri, que fechou com o Manchester City, e o lateral/zagueiro Lucas Hernández, que acertou com o Bayern de Munique.

As chegadas

Com isso, o técnico Diego Simeone, que está no comando dos colchoneros desde 2011, precisou repensar toda a estrutura de sua equipe para a próxima temporada. Para reforçar o setor defensivo, que foi o mais afetado pelas saídas, Simeone resolveu apostar no zagueiro Felipe, que ganhou projeção atuando pelo Corinthians e vinha se destacando com a camisa do Porto, de Portugal. O brasileiro, inclusive, já chamou atenção por sua velocidade nos primeiros treinos da pré-temporada.

Outro atleta brasileiro que terá a chance de brilhar com a camisa do Atlético de Madri é Renan Lodi. O ex-lateral do Athletico-PR vinha sendo monitorado pelo clube espanhol há tempos e já vem recebendo atenção especial de Simeone na pré-temporada, já que deverá ser o titular da posição na estreia do clube no Campeonato Espanhol.

Para repor a saída de Rodri, que fez bela temporada para chamar atenção de Pep Guardiola, Simeone investiu em Marcos Llorente, que deixou o Real Madrid após ser comunicado que não estava nos planos do técnico Zinedine Zidane. O voluntarioso Hector Herrera também é outro reforço que chega para dar opção ao técnico argentino na hora de formar o meio-campo após seu contrato com Porto chegar ao fim.

Por fim, o clube de Madri resolveu investir pesado para repor a saída de Antoine Griezmann. A aposta foi no jovem promissor João Félix, que chamou atenção de diversos clubes europeus após sua primeira temporada como profissional no Benfica. Para contar com o jogador, o Atlético desembolsou 126 milhões de euros, naquela que é a quarta transferência mais cara da história do futebol mundial.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado na matéria, o zagueiro Felipe não foi revelado pelo Corinthians, e sim pelo Bragantino.

Esporte