Topo
Esporte

Campeonato Espanhol inaugura "fan zone" em shopping no Rio de Janeiro

24/06/2019 18h04

Rio de Janeiro, 24 jun (EFE).- A liga que representa os clubes da primeira e da segunda divisões do Campeonato Espanhol (LaLiga) inaugurou nesta segunda-feira uma "fan zone" no Shopping Rio Sul, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

No espaço interativo, é possível reviver experiências e conferir dados históricos do futebol espanhol.

O evento de apresentação do "Space LaLiga" contou com a presença do ex-volante Edmílson, que defendeu as camisas de Barcelona, Villarreal e Zaragoza, e do ex-meia Marcos Assunção, que brilhou no Betis.

Com vários ambientes diferentes, o espaço conta com uma área interativa na qual o público pode jogar videogames como "Fifa 2019" e testar a realidade virtual para se sentir dentro de um estádio ou vestiário.

Também há uma área com pebolim (ou totó) e "futmesas", uma exposição com as camisas de todos os clubes da primeira divisão espanhola e painéis com dados históricos sobre jogadores latino-americanos que disputaram o torneio.

O evento é uma das diversas ações realizadas pela liga para potencializar a sua marca ao redor do mundo. Antes do Rio, foram montados espaços similares na Rússia - coincidindo com a última Copa do Mundo -, em Dubai, nos Emirados Árabes, e no Cairo, no Egito.

"É uma forma de nos aproximarmos dos nossos fãs, para que aqueles que não puderam viajar à Espanha e não conhecem a realidade possam viver em primeira pessoa. E também para que os que não conhecem LaLiga muito de perto venham aqui e se aproximem dela", explicou Albert Castelló, representante da competição no Brasil.

De acordo com Castelló, os clubes que fazem parte da competição têm muita história e uma torcida muito parecida com a dos clubes brasileiros.

Os torcedores que comparecerem ao "Space LaLiga" terão acesso a dados e imagens dos jogadores que atuam no futebol espanhol e participam da Copa América e de antigos ídolos como Bebeto, Mauro Silva, Ronaldinho e Romário.

Na opinião de Edmílson, o melhor momento da sua passagem pela Espanha foi a vitória de 3 a 0 do Barcelona sobre o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, em 2005, partida em que atuou ao lado de Ronaldinho, autor de dois golaços no clássico. Já Marcos Assunção ressaltou as cinco temporadas nas quais vestiu a camisa do Betis, clube pelo qual foi campeão da Copa do Rei em 2015.

Ambos destacaram as semelhanças entre Brasil e Espanha quanto ao estilo de jogo, a cultura e o clima, e elogiaram a "qualidade técnica" da competição espanhola. Ao serem perguntados sobre os melhores que viram jogar no futebol espanhol, coincidiram ao destacarem Ronaldinho e o francês Zinedine Zidane.

"É uma tradição da LaLiga ter os melhores jogadores do momento. Também se caracteriza pelo pouco contato físico e uma qualidade técnica inigualável", comentou Marcos Assunção. EFE

Esporte