Topo
Esporte

Argentina vence Catar e enfrenta Venezuela nas quartas de final da Copa América

23/06/2019 19h01

Porto Alegre, 23 Jun 2019 (AFP) - A Argentina tirou um peso enorme das costas ao se classificar para as quartas de final da Copa América com uma vitória de 2 a 0 sobre o Catar, neste domingo em Porto Alegre.

Lautaro Martínez (4) e Sergio Agüero (82) marcaram os gols da classificação.

Com o resultado, a Argentina, comandada pelo técnico Lionel Scaloni, garantiu o segundo lugar do grupo B atrás da Colômbia, e vai enfrentar a Venezuela na sexta-feira, no Maracanã.

- Gol e alívio -O oxigênio veio cedo para a Argentina. A primeira chance veio aos 3 minutos com Messi que tabelou na entrada da área mas o chute saiu muito alto. Um minuto depois Martínez aproveitou um erro grosseiro na saída de bola do Catar para abrir o placar.

A Arena do Grêmio vibrou com a comemoração de cerca des 40.000 torcedores da Albiceleste, que luta por seu 15 título da Copa América.

Com o gol logo no começo e mais tranquilidade, a Argentina assumiu a posse de bola e o Catar ficou recuado em seu campo.

Aos 20 minutos Messi deu um belo passe para Agüero que arriscou mas o chute foi desviado.

O Catar não se entregou e encontrou uma abertura pelo lado de Pedro Correira para tentar incomodar a Argentina, mas sem a força necessária para chegar à meta de Franco Armani.

No final do primeiro tempo, a área da seleção campeã da Ásia se transformou em um festival de rebotes para os argentinos.

A albiceleste voltou a vacilar no finalzinho e os catari tiveram uma chance com uma cobrança de falta de Bassam Alrawi que chutou rasteiro e a bola passou a centímetros do gol de Armani.

- Missão cumprida - A Argentina entrou no segundo tempo com a missão de quebrar o histórico de empates na Arena do Grêmio na Copa América, após o 0-0 entre Peru e Venezuela e o 2-2 de Uruguai-Japão.

Aos dez minutos, Scaloni tirou Giovani lo Celso - que estava apagado - para dar entrada a Marcos Acuña.

Com a mudança Messi recebeu tocou para Agüero que concluiu e a bola foi para escanteio. O atacante do Manchester City teve três claras chances de gol em dois minutos, mas o goleiro Saad Alsheed impediu.

Já o Catar teve uma chance de empatar em um contra-ataque mas pecou na finalização. Lionel Messi também teve uma chance na entrada da área, mas a bola foi parar nas alturas.

Paulo Dybala pôde finalmente participar da Copa América ao entrar no lugar de Martínez. Mas foi o experiente Sergio Agüero quem trouxe alívio para a Argentina com uma jogada em velocidade e um chute para o fundo das redes do Catar.

A catástrofe foi evitada e Messi e companhia seguem na Copa América lutando para acabar com uma seca de títulos da Albiceleste que já dura mais de um quarto de século.

gfe/mcd/ma/aam

Esporte