Topo
Esporte

Marta faz história, Brasil vence Itália e vai às oitavas como 3º de grupo

18/06/2019 18h04

Valenciennes (França), 18 jun (EFE).- A seleção brasileira venceu nesta terça-feira a Itália por 1 a 0, no Stade du Hainaut, em Valenciennes, na França, e garantiu classificação às oitavas de final como terceira colocada do grupo C da Copa do Mundo feminina, em mais um dia histórico para Marta.

A camisa 10 foi a autora do único gol da partida, ao converter uma cobrança de pênalti aos 29 minutos do segundo tempo. Com isso, a craque alcançou a marca de 17 gols em Mundiais, superando o alemão Miroslav Klose, o que a faz a maior artilheira - seja da versão para mulheres ou para homens do torneio.

Marta, que participou e balançou a rede nas Copas de 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019, abriu três gols de vantagem para as segundas colocadas do ranking histórico feminino, que são a alemã Birgit Prinz e a americana Abby Wambach, ambas já aposentadas.

Apesar da vitória e da boa atuação, as brasileiras acabaram na terceira posição, com seis pontos, devido ao melhor saldo de gols da Itália e da Austrália - que superou hoje a eliminada Jamaica por 4 a 1, no Stade des Alpes, em Grenoble.

A próxima adversária da seleção brasileira ainda está indefinida, porque é necessário aguardar a definição de todas as terceiras colocadas, mas, de acordo com o emparelhamento definido pela organização, a mais provável adversária é a França, líder do grupo A, e há também chance de ser a Alemanha, primeira do B.

Líder da chave, a Itália, por sua vez, pode enfrentar China ou Nigéria, sendo que as africanas ainda não têm classificação assegurada. Já a Austrália, com a vitória de hoje, vai encarar a Noruega na próxima fase.

Para o jogo desta terça-feira, a seleção brasileira não contou com a volante Formiga, que estava suspensa, e com a meia Andressa Alves, que sofreu lesão na coxa esquerda. Andressinha e Ludmila foram as respectivas substitutas. Sofrendo com problemas físicos, Marta começou entre as titulares.

Nos primeiros momentos da partida, as comandadas pelo técnico Vadão tiveram mais posse de bola, mas não conseguiram levar perigo ao gol de Giuliani. Em compensação, os contra-ataques da Itália e as bolas alçadas na área eram perigosos.

Aos 16, o Brasil iniciou uma verdadeira blitz, que começou com escanteio cobrado da direita por Marta. Debinha se antecipou à zaga, emendou de letra e parou em grande defesa da goleira da 'Azzurra'. Na sequência, a camisa 10 foi para outro tiro de canto e quase fez gol olímpico.

A Itália chegou a balançar a rede aos 29, em mais uma bola alçada na área. Giacinti resvalou de cabeça e deixou Girelli na cara do gol. A camisa 10 dominou com estilo, ajeitou e bateu para o gol, mas foi flagrada em posição irregular pela arbitragem comandada pela mexicana Lucila Venegas.

Aos poucos, a líder da chave tomou conta da partida em Valenciennes, contra uma seleção brasileira acuada e errando muitos passes. Aos 39 minutos, Bonansea foi acionada na área e encheu o pé, parando em defesa de reflexo de Bárbara.

O jogo no segundo tempo voltou truncado, com a primeira chance clara de gol acontecendo apenas aos 6 minutos. Em cobrança de falta, Andressinha ficou muito perto de abrir o placar, ao acertar o travessão das italianas.

Aos 11 minutos, a camisa 17 do Brasil voltou a caprichar na bola parada, dessa vez para fazer lançamento do lado esquerdo da intermediária ofensiva e acionar Kathellen, que ganhou das adversárias no alto e testou à direita da meta defendida por Giuliani.

A pressão verde e amarela seguiu intensa. Aos 20, Ludmila infernizou a marcação pelo lado do campo, ganhou de Bartoli na corrida e acionou Bia Zaneratto, que havia acabado de substituir Cristiane. No primeiro toque na bola, a atacante tocou de calcanhar e quase acertou o gol.

Aos 27, Debinha voltou a aparecer bem na partida, e de forma decisiva. Após partir para cima das italianas, ela foi derrubada por Linari dentro da área. Marta foi para a cobrança, deslocou Giuliani e chegou a 17 gols na história das Copas do Mundo.

O resultado parcial colocava naquele momento o Brasil na vice-liderança do grupo C. Porém, a Austrália chegou ao placar de 4 a 1 sobre a Jamaica, o qu exigia qu a seleção fizesse mais um sobre as italianas para assumir a liderança. O time esboçou uma pressão, mas não concretizou nenhuma oportunidade.

Ficha técnica:.

Itália: Giuliani; Guagni, Gama, Linari e Bartoli (Boattin); Galli, Giugliano e Cernoia; Giacinti (Bergamaschi), Bonansea e Girelli (Mauro). Técnico: Milena Bertolini.

Brasil: Bárbara; Letícia Santos (Poliana), Kathellen, Mônica e Tamires; Thaisa, Andressinha e Marta (Luana); Ludmila, Debinha e Cristiane (Bia Zaneratto). Técnico: Vadão.

Árbitra: Lucila Venegas (México), auxiliada pelas compatriotas Mayte Chávez e Enedina Caudillo.

Gol: Marta (Brasil).

Cartões amarelos: Bartoli (Itália); Letícia Santos e Kathellen (Brasil).

Estádio: Stade du Hainaut, em Valenciennes (França). EFE

Esporte