Topo
Esporte

Berizzo descarta marcação individual em Messi e esclarece polêmica com Catar

18/06/2019 21h17

Belo Horizonte, 18 jun (EFE).- O técnico do Paraguai, Eduardo Berizzo, descartou nesta terça-feira a hipótese de marcar individualmente o craque Lionel Messi no duelo contra a Argentina, amanhã, no Mineirão, pela segunda rodada do grupo B da Copa América.

"Anular um jogador como Messi não é tarefa de um só, é uma tarefa coletiva. Quando você tenta neutralizá-lo, ele abre caminhos. Portanto, a questão não fica só nele, mas nas oportunidades que ele abre para outros jogadores", explicou o comandante em entrevista coletiva prévia ao jogo.

O Paraguai chega para o duelo contra a Argentina depois de decepcionar na estreia. No domingo, no Maracanã, os comandados de Berizzo empataram com o Catar por 2 a 2. Após o jogo, o técnico criticou a presença de seleções de fora do continente como convidadas da Copa América, declaração que tentou esclarecer hoje.

"Quero fazer um esclarecimento. Quero reafirmar minha ideia (de uma Copa América disputada por seleções da Conmebol e da Concacaf), mas não quero que vinculem isso aos nossos rivais da partida passada. Eu imagino uma Copa América com equipes americanas, reafirmo o que digo e que não quero que envolvam o Catar, a quem respeito", disse Berizzo.

Ainda sobre a estreia, o comandante da 'Albirroja' revelou que seus jogadores não se abalaram com o resultado contra o Catar, mas sim ficaram frustrados por terem desperdiçado a vantagem de 2 a 0 conquistada antes da reação do adversário.

"Todos estão recuperados, conversamos ontem e hoje sobre o que ocorreu e o que temos que melhorar, que é o controle da posse de bola, para que o resultado não nos escape e para que possamos sustentar o plano (de jogo) do início ao fim", explicou Berizzo.

"Amanhã teremos uma grande oportunidade contra um grande rival para tentar uma vitória que nos coloque na próxima fase. Os únicos derrotados no futebol são os que ficam pensando no que não puderam fazer", completou o técnico do Paraguai.

Perguntado sobre o time que começará o jogo no Mineirão, Berizzo admitiu que pode haver mudanças em função da recuperação física dos jogadores. Como exemplos, o técnico citou os casos de Óscar Cardozo, autor de um dos gols contra o Catar, e de Bruno Valdés, que são dúvidas após levarem pancadas na estreia da Copa América.

Berizzo também descartou a hipótese de adotar um esquema defensivo contra a Argentina, por considerar não ser inteligente jogar recuado contra um time com a qualidade do adversário, e minimizou o impacto da derrota da 'Albiceleste' para a Colômbia na estreia.

"O que ocorreu no outro lado importa pouco. Importante é que entremos em campo com decisão e com a ideia da vitória, que para nós será muito importante em termos de classificação e também histórica por ser a primeira em Copa América contra esse rival", ressaltou. EFE

Esporte