Topo
Esporte

Maior vencedor da Copa América, Uruguai estreia contra um Equador em má fase

15/06/2019 17h53

Belo Horizonte, 15 jun (EFE).- A seleção do Uruguai, maior campeã da Copa América, com 15 títulos, estreia na 46ª edição do torneio às 19h (horário de Brasília) deste domingo, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, diante de um Equador em má fase e com dúvidas a respeito da condição física de alguns jogadores.

A 'Celeste', que sonha em voltar a levantar uma taça na qual não encosta desde 2011, quando conquistou o título na Argentina, tem como principal esperança de gols Luís Suárez, recém-recuperado de uma artroscopia no joelho direito.

O atacante não disputa uma partida completa desde o dia 7 de maio, quando o Barcelona foi derrotado por 4 a 0 pelo Liverpool na final da Liga dos Campeões. O retorno de Suárez aos gramados foi na semana passada, quando entrou no segundo tempo da vitória de 3 a 0 no amistoso contra o Panamá e ainda marcou um gol.

Suárez é um dos veteranos da equipe, assim como o companheiro de ataque Edinson Cavani, o goleiro Fernando Muslera - todos com 32 anos - e o zagueiro Diego Godín, de 33 anos.

Caberá a eles guiar e passar experiência à nova geração, que tem como destaques Rodrigo Bentancur (21), Nahitán Nández (23), Federico Valverde (20) e Lucas Torreira (23), além do zagueiro José María Giménez, já consagrado aos 24 anos.

O meio de campo uruguaio, provavelmente formado por Matías Vecino, Nicolás Lodeiro, Bentancur e Nández, concentra grande parte do otimismo da torcida, além do poderoso ataque.

O Equador, comandado pelo colombiano Hernán Darío Gómez, também chegou ao Brasil em processo de reformulação, com vários jogadores experientes como o atacante Enner Valência e o volante Antonio Valencia, e outros com menos experiência.

O técnico, que em sua primeira passagem pela seleção equatoriana (de 1999 a 2004) levou o país à primeira participação em uma Copa do Mundo, a de 2002, tem sido questionado pelo atual trabalho, mas chegou ao Brasil dizendo que o grupo é "uma família".

Nos últimos quatro amistosos, o Equador perdeu para Estados Unidos e México, e empatou com Honduras e Venezuela. A última vitória foi em novembro do ano passado: 2 a 1 sobre o Panamá.

Para a partida contra o Uruguai, as dúvidas do técnico estão no meio de campo. O volante Jefferson Orejuela, atualmente emprestado pelo Fluminense à LDU, se recupera de um edema na coxa esquerda e Antonio Valencia treinou separado dos demais na sexta-feira, embora não tenha nenhuma lesão confirmada. Ambos treinaram neste sábado.

Sem Orejuela, o meio seria formado por Carlos Gruezo e Jefferson Intriago ou Sebastián Méndez, com Antonio Valencia e Ayrton Preciado pelos lados, Ángel Mena na armação e Enner Valencia no ataque.

Prováveis escalações:.

Uruguai: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín e Laxalt; Nández, Vecino, Bentancur e Lodeiro; Cavani e Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.

Equador: Domínguez; Quintero, Arboleda, Achillier e Caicedo; Intriago (ou Méndez), Gruezo, Antonio Valencia, Mena e Preciado; Enner Valencia. Técnico: Hernán Darío Gómez.

Árbitro: Anderson Daronco (Brasil) auxiliado pelos compatriotas Marcelo Van Gasse e Kleber Lúcio Gil.

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte. EFE

Esporte