Topo
Esporte

Corpos de cinco dos oito alpinistas desaparecidos no Himalaia são avistados

03/06/2019 16h15

Nova Délhi, 3 jun (EFE).- A Força Aérea Indiana (IAF) avistou hoje os corpos de cinco dos oito alpinistas desaparecidos na semana passada enquanto tentavam chegar ao topo de um pico próximo ao Nanda Devi, situado na região do Himalaia indiano, por uma rota não explorada.

O pico em questão tem 6.477 metros de altitude e fica ao lado do Nanda Devi, a segunda montanha mais alta da Índia, com 7.816 m de altitude.

Os corpos dos cinco montanhistas foram localizados por helicópteros militares da missão de resgate, afirmou Vijay Kumar Jogdande, um administrador civil do estado de Uttarakhand, à agência local "PTI".

"Enviamos um relatório ao governo central. A operação de resgate continuará quando recebermos instruções", disse Jogdande.

Segundo a fonte, entre os alpinistas desaparecidos há cidadãos britânicos, americanos e australianos. De acordo com especialistas, o grupo foi atingido por uma grande avalanche.

A princípio, a expedição era composta por 12 membros. O grupo chegou ao segundo acampamento-base a 4.870 metros em 22 de maio, de acordo com um comunicado da Associação Britânica de Guia de Montanha.

Não há informações exatas sobre o que aconteceu. No entanto, no dia 25 de maio, o vice-líder da expedição, Mark Thomas, retornou ao acampamento-base com outros três companheiros. A expectativa era que os outros alpinistas tentassem chegar ao cume de um pico nunca escalado a 6.477 metros.

Quando o grupo que faria a ascensão não retornou conforme o combinado, os outros membros da expedição alertaram às autoridades.

Essas quatro pessoas foram resgatadas no sábado, dia 3 de junho.

A operação de busca e resgate ainda está sendo dificultada pelas más condições meteorológicas.

O experiente escalador britânico Martin Moran é um dos oito desaparecidos.

"A busca pelos outros oito membros continua ao longo da rota de escalada", segundo a nota. EFE

Esporte