Topo
Esporte

Hamilton vence Grande Prêmio de Monaco com inspiração em Niki Lauda

26/05/2019 15h34

Por Alan Baldwin

MÔNACO (Reuters) - Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio de Mônaco com a Mercedes neste domingo, administrando o desgaste dos pneus do seu carro até o final, em uma emocionante vitória digna do grande Niki Lauda, falecido nesta semana.

Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o segundo colocado, encerrando a série de cinco corridas consecutivas da Mercedes fazendo dobradinhas, com o companheiro de equipe de Hamilton, Valtteri Bottas, em terceiro.

Max Verstappen cruzou a linha de chegada em segundo lugar para a Red Bull, mas caiu para quarto devido a uma penalidade de cinco segundos imposta por uma saída precipitada e colisão com Bottas no pitlane.

"Essa foi definitivamente a corrida mais difícil que já tive, mas mesmo assim eu estava lutando com o espírito de Niki na cabeça", disse Hamilton, que mergulhou em uma piscina depois das formalidades do pódio.

"Eu sei que ele vai estar olhando para baixo e tirando o chapéu. Eu estava tentando manter o foco e deixá-lo orgulhoso", acrescentou ele a respeito do austríaco, tricampeão mundial e presidente não-executivo da Mercedes, que morreu na segunda-feira aos 70 anos.

O pentacampeão mundial, agora 17 pontos à frente de Bottas, e Verstappen terminaram a prova sob investigação depois que eles bateram na pista após a saída do túnel, a duas voltas do final.

O britânico, cujos pneus médios estavam tão desgastados a ponto dele mesmo questionar a estratégia do time, foi forçado a reduzir a vantagem.

"Eu não sei o que você está pensando, mantendo esses pneus em pista. Você precisa esperar por um milagre", ele havia dito anteriormente, mantendo vantagem sobre Verstappen - com pneus bem mais duradouros - volta após volta.

Esporte