Topo
Esporte

Palmeiras terá 1º teste de como torcida irá agir após acordo com a Globo

Palmeiras enfrenta o Botafogo em Brasilia neste sábado - Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras enfrenta o Botafogo em Brasilia neste sábado Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
do UOL

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

25/05/2019 04h00

O jogo do Palmeiras contra o Botafogo hoje, a partir das 16h (de Brasília), será o primeiro teste para a torcida alviverde após a assinatura do contrato com a Globo pelos direitos de transmissão da equipe no Campeonato Brasileiro. Depois de uma longa negociação que se arrastou por meses, e que contribuiu para aumentar um clima de hostilidade nos palmeirenses em relação à emissora, enfim o time vai jogar com transmissão no pay-per-view - o duelo será transmitido no Premiere para todo o país.

A partida tem mando do Botafogo, mas vai acontecer no Mané Garrincha, em Brasília. Por isso, a expectativa é de um grande número de palmeirenses no estádio. As arquibancadas terão torcida mista, exceto pelos setores em que ficarão as organizadas dos dois clubes. Nos últimos jogos no Allianz Parque, a principal uniformizada do Palmeiras puxou um coro de xingamentos contra a Globo nos minutos finais, e foi seguida pela imensa maioria dos torcedores.

Resta saber se o clima de antagonismo vai continuar mesmo após a assinatura do acordo. O Palmeiras considera que valeu a pena esperar tanto para fechar com a Globo, pois julga ter conseguido vitórias importantes, como a retirada da multa que a emissora aplicou a todos os times que fecharam com o Esporte Interativo na TV fechada e uma garantia de valor mínimo a ser recebido pelo pay-per-view.

Essa visão negativa do palmeirense em relação à Globo é antiga. Diante disso, a postura do clube sempre foi de que as hostilidades não partem de dentro do clube, e que as negociações com a emissora carioca foram pautadas em argumentos técnicos de ambos os lados, de maneira profissional. É bem diferente, por exemplo, da atitude em relação à Federação Paulista de Futebol (FPF), com quem o Verdão está oficialmente rompido.

Fica a expectativa também pela recepção do torcedor que não poderá ir ao estádio à transmissão do Premiere. Nas redes sociais, muitos alviverdes têm dito que, sempre que tiverem a opção, vão continuar assistindo aos jogos do clube na TNT, canal da Turner em que a equipe do Esporte Interativo transmite as partidas do Brasileirão. Neste sábado, o duelo não passará na TNT já que o Botafogo não chegou a um acordo com a Turner, e sim com SporTV para TV a cabo.

Reforço e desfalque

Para enfrentar o Botafogo, o técnico Luiz Felipe Scolari terá o reforço de Gustavo Scarpa. Recuperado de lesão na panturrilha, o meia tem boas chances de começar jogando em Brasília. Por outro lado, o volante Felipe Melo, destque do time na temporada, é desfalque pelo terceiro cartão amarelo. Thiago Santos será o substituto. De resto, o time terá a volta dos habituais titulares, que foram descansados na vitória por 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa no meio de semana, no Maranhão.

O Palmeiras é o líder do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos. Já o Botafogo ocupa a sétima colocação, com nove.

FICHA TÉCNICA

Botafogo x Palmeiras

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 25 de maio de 2019 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Clóvis Amaral da Silva (PE)

Botafogo: Gatito Fernández; Fernando (Marcinho), Gabriel, Marcelo Benevenuto e Gilson; Cícero, Alex Santana, João Paulo e Leo Valencia (Bochecha); Luiz Fernando e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Dudu, Zé Rafael e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Esporte