Topo
Esporte

Com 3 de promessa, Flu goleia Atlético Nacional e se aproxima das oitavas

23/05/2019 23h26

Rio de Janeiro, 23 mai (EFE).- Semifinalista no ano passado e quadrifinalista em 2017, o Fluminense protagonizou um começo de partida arrasador e encaminhou a classificação para as oitavas da Copa Sul-Americana ao golear o Atlético Nacional por 4 a 1 nesta quinta-feira no Maracanã, com três gols do atacante João Pedro, de apenas 17 anos.

Em sua primeira partida internacional pelo Flu, João Pedro, que já está vendido para o Watford, da primeira divisão inglesa, marcou duas vezes em sete minutos de bola rolando, ainda fez o quarto e deu o passe para que Luciano completasse o placar elástico. O experiente Hernán Barcos, ex-jogador de Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro descontou.

Na luta para se colocar entre os 16 melhores da Sul-Americana pela terceira temporada seguida, o time carioca poderá até perder por dois gols de diferença daqui a uma semana, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín.

Para o Nacional, treinado por Paulo Autuori, a goleada representou um agravamento de crise. Os 'Verdolagas' foram eliminados na terceira fase preliminar da Taça Libertadores e é o lanterna de sua chave na segunda fase do Torneio Apertura do Campeonato Colombiano. O técnico brasileiro, que no ano passado foi diretor do Flu, está cada vez mais ameaçado no cargo.

O principal desfalque do Fluminense foi o atacante Pedro, que não está inscrito nesta fase da Sul-Americana e ainda se recupera de uma pancada na perna esquerda. Com isso, João Pedro ganhou uma chance entre os titulares. Além disso, os volantes Airton e Bruno Silva se recuperam de lesão.

No Nacional, Autuori não contou com o zagueiro e capitão Alexis Henríquez, que está lesionado e foi substituído por Nicolás Hernández. Com dores musculares, o meia-atacante Jeison Lucumí também ficou fora.

João Pedro deu seu cartão de visitas e em seus dois primeiros minutos em campo por uma competição internacional no profissional já balançou a rede. Yony González cruzou da esquerda, o jovem centroavante se antecipou à marcação e fez 1 a 0 de cabeça.

Pouco depois, aos sete minutos do primeiro tempo, o camisa 23 marcou o segundo. Daniel fez ótima enfiada por baixo pelo meio, João Pedro saiu cara a cara e encobriu o goleiro Cuadrado com um toque sutil.

Ainda tonto com o começo agressivo do Tricolor, o Nacional quase descontou aos dez com o que teria sido um golaço. Barcos bateu por cobertura e carimbou o travessão. Um minuto depois, o tetracampeão brasileiro deu a melhor resposta possível, aumentando a diferença: João Pedro desta vez atacou de garçom e cruzou na cabeça de Luciano, que assinalou o terceiro.

Se o ataque estava impecável, a defesa vacilou aos 15, e o bicampeão da Libertadores descontou. Machado invadiu a área, Gilberto chegou atrasado e cometeu pênalti. Barcos cobrou no canto esquerdo baixo, e Agenor até acertou o lado, mas não pegou.

Em uma noite que jamais vai esquecer, João Pedro ainda contou com a sorte. Aos 32 minutos, Caio Henrique cruzou, e o atacante cabeceou na trave, mas a bola voltou para ele, que empurrou para o gol vazio e fez 4 a 1.

O quinto poderia ter acontecido aos 36, em outro grande lançamento de Daniel, desta vez para González, que foi puxado na área para Bocanegra e sofreu pênalti. Porém, o próprio colombiano cobrou sem força no canto esquerdo, e Cuadrado pegou.

Na volta do intervalo, o ritmo já não foi o mesmo. O Flu até atacava mais, mas já sem o mesmo volume da etapa inicial. Aos 13 minutos do segundo tempo, João Pedro desarmou Nicolás Hernández e passou para Luciano, que encobriu o travessão. O camisa 18 teve outra oportunidade aos 20, quando girou para cima da marcação, mas arrematou em cima de Cuadrado.

João Paulo queria mais, e esteve perto de balançar a rede pela quarta vez aos 25, mas parou no goleiro adversário. Na sequência, aos 35, a promessa deu uma caneta em García e passou para Gilberto. Com mais liberdade após a entrada de Igor Julião em lugar de Daniel, o lateral encheu o pé rente à trave.

Na parte final do jogo, com o Nacional na roda, a torcida gritou "olé" e pediu "mais um", e quase foi atendida. Aos 42, González fez fila e deu para Gilberto, mas Cuadrado defendeu mais uma.

Ficha técnica:.

Fluminense: Agenor; Gilberto, Nino, Matheus Ferraz e Caio Henrique; Allan, Daniel (Igor Julião) e Paulo Henrique Ganso; Luciano (Marcos Paulo), Yony González e João Pedro (Pablo Dyego). Técnico: Fernando Diniz.

Atlético Nacional: Cuadrado; García, Bocanegra, Nicolás Hernández e Machado; Gómez, Rovira e Ceppelini; Ramírez (Yabur), Vladimir Hernández e Barcos. Técnico: Paulo Autuori.

Árbitro: Roberto Tobar (Chile) auxiliado pelos compatriotas Christian Schiemann e Claudio Ríos.

Cartões amarelos: Caio Henrique (Fluminense); Nicolás Hernández, Yabur, Cepellini e Rovira (Atlético Nacional).

Gols: João Pedro (3x) e Luciano (Fluminense); Barcos (Atlético Nacional).

Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. EFE

Esporte