Topo
Esporte

Blatter diz que Infantino não poderia mudar Copa de 2022 "por um capricho"

Presidente da Fifa, Joseph Blatter anuncia Qatar como sede da Copa de 2022 - AFP
Presidente da Fifa, Joseph Blatter anuncia Qatar como sede da Copa de 2022 Imagem: AFP

23/05/2019 15h32

Joseph Blatter afirmou hoje (23) que o atual presidente da Fifa, Gianni Infantino, não poderia "mudar por um capricho" o número de seleções da Copa do Mundo de 2022.

"Ele não podia mudar por um capricho as decisões tomadas pelo Comitê Executivo. Ele queria denunciar a decisão tomada em 2 de dezembro de 2010", disse Blatter à AFP, referindo-se à decisão de outorgar ao Qatar a sede da Copa de 2022 com 32 seleções.

Diante dos problemas geopolíticos e de logística, a Fifa anunciou ontem (22) que renunciava ao projeto de ampliar o número de seleções na Copa do Mundo, uma mudança que envolveria disputar jogos em países vizinhos ao Qatar.

"Houve movimentos a favor de um formato com 48 equipes, o que não era nada bom. Querer a qualquer preço organizar a Copa do Mundo na região (Golfo), sabendo que é complicado entrar lá, isso não é o papel do futebol", completou Blatter.

Aos 83 anos, o suíço está suspenso de qualquer atividade ligada ao futebol e foi obrigado a entregar o cargo de presidente da Fifa em junho de 2015, após envolvimento no maior caso de corrupção da história da entidade.

Blatter confirmou também que entrará na justiça contra Fifa e Infantino por terem propagado informações falsas e atentar contra sua reputação. "Haverá um ataque judicial de minha parte", alertou.

Esporte